mestrado ciencias gastronomicas

Portugal: Mestrado em Ciências Gastronômicas da Universidade do Porto

Em 26/03/24 10:48. Atualizada em 26/03/24 10:48.

Inscrições até 31 de março.

O Mestrado em Ciências Gastronómicas (MCG)  é uma iniciativa conjunta entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto | FCNAUP e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto | ESHT, P. PORTO. Composto por um corpo docente altamente qualificado nas áreas de estudo dos ALIMENTOS e GASTRONOMIA, o Mestrado em Ciências Gastronómicas (MCG) tem como especial foco a formação e qualificação de profissionais que operam no setor da gastronomia. Foi criado para proporcionar formação avançada nesta  área, facilitando a obtenção de competências para inovar e atuar de forma consciente, rigorosa e responsável. Agrega à Gastronomia, as áreas da Nutrição, da Sustentabilidade, do Empreendedorismo, bem como da Cultura. Este curso inovador no panorama nacional, funciona em regime presencial, na FCNAUP e na ESHT P. PORTO.

O MCG é uma pós-graduação inovadora no espaço Europeu que dá resposta às necessidades de formação e atualização no domínio de Alimentos, Gastronomia e Sustentabilidade.

Portugal, em particular, o vale do Douro onde nos inserimos, possui uma produção alimentar e de vinhos de elevada qualidade, os saberes relacionados com a maximização dos produtos da terra estão ainda bem vivos nas populações e existem conhecimentos científicos e técnicos que permitem maximizar esta singularidade, pois possuímos uma formação na área da gastronomia de elevada qualidade e uma das mais antigas e reputadas Escolas de Nutrição europeias na Universidade do Porto.

Os destinatários são os diplomados provenientes de áreas das ciências da nutrição, hotelaria e restauração e áreas afins, funcionando às segundas e terças-feiras, das 9h00 às 18h00. São também admitidos outros profissionais com interesse na área das ciências gastronómicas, com currículo relevante que pretendam adquirir competências para criar e desenvolver propostas de novos produtos, serviços e negócios, como consultoria na área da restauração e da gastronomia. Será dado especial foco ao desenvolvimento de experiências de processamento de alimentos com base em conhecimentos científicos, técnicos e práticos das Ciências da Nutrição, tendo em conta a promoção de saúde.

No primeiro ano de formação, os alunos são preparados com disciplinas acerca da higiene e segurança alimentar, da produção alimentar, do empreendedorismo e história da gastronomia e alimentação e, ainda, das transformações químicas na culinária.

Já no segundo e último ano, os alunos poderão escolher entre desenvolver uma Dissertação, um Projeto ou realizar um Estágio.

CANDIDATURAS: 1 - 31 MAR

mestrado em gastronomia

Sabe mais em:  https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=22104 e https://www.up.pt/fcnaup/pt/ensino/mestrados/acesso/