confecub 2024

Cofecub: programa seleciona projetos de pesquisa conjunta entre instituições do Brasil e França

Em 28/03/24 09:07. Atualizada em 28/03/24 09:07.

Submissões até 20 de maio de 2024.

confecub 2024

Está aberto até 20 de maio o prazo para cadastramento de novas instituições e até o dia 27 do mesmo mês o período de submissão de projetos do Edital nº 8/2024, a nova seleção do Programa CAPES/Cofecub. Serão financiadas até 35 propostas em duas chamadas. Todos os procedimentos devem ser feitos pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).

O investimento total será de até R$59,3 milhões,  destinados para até 18 projetos coordenados por pesquisadores juniores (doutores há no máximo 10 anos) e um máximo de 17 por pesquisadores experientes (que tenham o título há mais de uma década). As propostas podem ser apresentadas para qualquer área do conhecimento.

Cada projeto será financiado em até R$1,7 milhão. Por ano, haverá um teto de R$50 mil para missões de trabalho, R$10 mil para custeio e R$373,8 mil para bolsas, que podem ser de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e sênior, com mensalidades que variam de €1.300 a €2.300.

Sobre o Programa
O Programa CAPES/Cofecub seleciona projetos conjuntos de pesquisa para incentivar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos dos dois países. A iniciativa tem por objetivo aprofundar a cooperação acadêmica entre pesquisadores e instituições do Brasil e da França. O Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) é o parceiro mais longevo da CAPES. Em mais de quatro décadas, cerca de mil projetos foram financiados pela colaboração.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/novo-edital-capes-cofecub-recebe-inscricoes-ate-maio