prof lais 4

Professora da UFG assume cargo no Ministério de Minas e Energia

Em 01/04/24 12:14. Atualizada em 01/04/24 12:38.

Laís Thomaz foi cedida para assessorar a Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

A professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG) Laís Thomaz, que estava como secretária de Relações Internacionais da Universidade desde 2022 passa a compor o quadro da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB) no Ministério de Minas e Energia (MME). Ela atuará como assessora do secretário Pietro Mendes, lidando diretamente com temas internacionais e relacionados a biocombustíveis, sua área de pesquisa. Laís foi cedida pela UFG e tomou posse no último dia 28 de março.

Desde a graduação, a professora Laís tem trabalhando com a política energética ligada aos grupos de interesse do etanol nos Estados Unidos, sendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado pelo Top Etanol de 2011. Este tema foi também objeto de sua pesquisa de mestrado, publicada como livro pela Editora Unesp e posteriormente premiado durante a “National Ethanol Conference” no Texas, Estados Unidos, em 2015. Em 2023, foi nomeada representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão ligado à Presidência da República.

profa lais

Crédito: Arquivo Pessoal

Atuação internacional

O convite para integrar a equipe da SNPGB veio em decorrência da atuação acadêmica da professora. Ela foi voluntária no GT de formulação da Política Nacional de incentivos a biocombustíveis conhecida como Renovabio desde 2017.  Em 2018, integrou-se à Rede Brasileira de Bioquerosene de Aviação como pesquisadora. Participou do Subcomitê ProBioQAV do Programa Combustível do Futuro, atuando diretamente no estudo de Governança e Políticas Públicas liderado pela Agência de cooperação alemã GIZ, que subsidiou a formulação do projeto de lei que definiu um mandato para o Combustível Sustentável de aviação (SAF em inglês) no Brasil.

Mais recentemente, compôs a equipe do projeto "Estudos acerca das alternativas do setor aéreo relacionados ao uso de Sustainable Aviation Fuels (SAF)”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos. Por meio deste projeto, foi responsável pelas agendas de pesquisa de campo nos Estados Unidos, Noruega e Finlândia, neste último país com apoio da Business Finland.

Participou de um painel sobre o Combustível do Futuro durante a COP 28 em Dubai a convite do MME. Foi convidada a palestrar em evento da Organização da Aviação Civil Internacional, agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), em Caracas, e também em Workshop promovido pelo Fórum Econômico Mundial em São Paulo.

A atuação da professora na área de Combustível Sustentável de Aviação foi destaque em veículos de mídia nacionais como Fantástico (Rede Globo), National Geographic, Revista Fapesp, artigos de opinião no Estadão entre outros.