FAPEG121

Uruguai: oportunidade de cooperação acadêmica pela FAPEG

Em 15/04/24 15:28. Atualizada em 15/04/24 15:29.

Inscrições até 15 de maio de 2024.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) anunciou um novo edital voltado para a promoção da cooperação científica e acadêmica entre pesquisadores de Goiás e do Uruguai. O edital, baseado em acordos entre a FAPEG e a Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII) do Uruguai, busca fortalecer os laços entre instituições de ensino superior e de pesquisa para ambos.

De acordo com a iniciativa, pesquisadores associados a instituições de ensino superior (IES) ou instituições de ciência e tecnologia (ICTs) em Goiás estão convidados a apresentar propostas para a obtenção de recursos de custeio. O objetivo principal é apoiar atividades de mobilidade acadêmica e, além disso, projetos de pesquisa colaborativa com colegas uruguaios.

As ações versadas pelo edital incluem missões de pesquisa e trabalho tanto no Uruguai quanto em Goiás — como, por exemplo, reuniões conjuntas, visitas de campo, palestras, aulas e treinamentos. Os recursos monetários disponíveis serão utilizados para cobrir passagens aéreas, diárias e outras despesas relacionadas às atividades propostas.

Critérios de elegibilidade

- Serão aceitas, exclusivamente, propostas de pesquisadores com título de doutor, que tenham vínculo empregatício com IES ou ICTs, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, ou comunitárias, sediadas em Goiás;
- Serão aceitas, exclusivamente, propostas cujo eixo estruturante seja a criação ou fortalecimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa e/ou pesquisadores do Uruguai, beneficiando-se de ações de mobilidade acadêmica.

Financiamento

O financiamento do projeto será realizado com recursos provenientes do Tesouro Estadual, com um montante total de R$ 100 mil, que será destinado à concessão de auxílio em ciência, tecnologia e inovação. Serão selecionada, no máximo, cinco propostas, com um limite de auxílio de até R$ 20 mil para cada projeto.

Submissão das propostas

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da plataforma OPP-FAPEG, seguindo as diretrizes estabelecidas no edital. Os candidatos devem demonstrar como suas propostas contribuirão para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e mobilidade acadêmica entre Goiás e o Uruguai.

Além disso, é importante destacar que as propostas de pesquisa devem receber uma aprovação prévia da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da IES com a qual o pesquisador tem vínculo. No caso das ICTs, o proponente deve buscar a anuência da Alta Direção.

As submissões devem incluir:

- Breve justificativa sobre a importância das ações a serem apoiadas, dentro do contexto de fortalecimento da integração acadêmica internacional de Goiás com os países do MERCOSUL;
- Detalhamento do histórico da parceria ou as perspectivas concretas para aquelas propostas que serão desenvolvidas;
- Detalhamento das ações incluídas na proposta;
- Lista dos professores-pesquisadores e as respectivas instituições (de Goiás e do Uruguai) incluídas na proposta;
- Planilha financeira dos valores a serem executados em cada ação prevista;
- Metas a serem atingidas e resultados esperados;
- Em caso da vinda de pesquisadores oriundos do Uruguai, anexar uma breve biografia e comprovante de vínculo institucional no Uruguai;
- Comprovante de vínculo empregatício junto à IES ou ICT;
- Ofício de anuência da submissão da proposta emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Pró-Reitoria de Pesquisa ou pela Alta Direção da ICT.

Faça o download do edital abaixo.

Categorias: Oportunidades Externas

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
EDITAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA GOIÁS E URUGUAI 318 Kb 43bd481f94cb35029d0620b83d213b20