Logo da Capes

América Latina e Caribe: programas de mestrado e doutorado

Em 15/04/24 16:07. Atualizada em 15/04/24 16:08.

Indicações de vagas de 2 de maio a 15 de maio de 2024.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o Programa Move La América, com o intuito de atrair pesquisadores da América Latina e do Caribe. A primeira seleção terá início já em 2024, com a concessão de 300 bolsas de mestrado-sanduíche e 200 de doutorado-sanduíche para que estudantes dos outros países da região complementem seus estudos no Brasil.

Com isso, a Fundação apoia a internacionalização da pós-graduação brasileira. Os objetivos do Programa incluem apoiar e fortalecer programas de cooperação entre instituições de dentro e de fora do País, dar mais visibilidade à produção científica nacional e incentivar parcerias entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

- Residir no exterior, em país da America Latina e Caribe;
- Ser discente regular de Instituição de Ensino Superior sediada unicamente no exterior em nível de mestrado, no caso das bolsas de mestrado sanduíche, ou de doutorado, no caso de doutorado-sanduíche;
- Não estar realizando no Brasil curso no mesmo nível de estudo pretendido;
- Ter cursado, pelo menos, um semestre letivo do mestrado ou do doutorado, tendo como referência a data de encerramento da inscrição no sistema da CAPES;
- Não estar em situação de inadimplência junto à CAPES ou inscrito em quaisquer cadastros de inadimplentes mantidos por órgãos da Administração Pública Federal.

Financiamento

A CAPES financiará as bolsas de estudo, incluindo mensalidade, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e auxílio seguro-saúde. Além disso, financiará projetos de pesquisa dos coorientadores brasileiros.

Inscrições

O edital estabelece uma série de etapas, com responsabilidades divididas entre as instituições de ensino superior (IES) do Brasil, dos estudantes estrangeiros e da própria CAPES. O primeiro passo caberá às IES, que será a indicação de vagas nos programas de pós-graduação, de 2 a 15 de maio. A Fundação publicará a lista com todas as oportunidades no dia 22 do mesmo mês. Os participantes deverão estar regularmente matriculados em seus países e, findada a bolsa, precisarão retornar ao destino de origem. A candidatura deverá ser apresentada pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) de 4 de junho a 2 de julho.

Os selecionados receberão bolsas com mensalidades de R$ 2,1 mil, no caso de mestrado, e R$ 3,1 mil, de doutorado, além de auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde. A CAPES também vai financiar 500 projetos de pesquisa ou extensão dos coorientadores brasileiros, no valor de R$ 5 mil cada.

Para mais informações, acesse o edital disponibilizado para download abaixo.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/programa-atraira-pesquisadores-da-america-latina-e-caribe

Categorias: Oportunidades Externas

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo