ufg logo horizontal 01

UFG divulga oportunidade para pós-graduandos migrantes e refugiados

Em 22/04/24 14:59. Atualizada em 22/04/24 15:57.

Treinamento para participação em programas de pós-graduação em Ciências Sociais está aberto a inscrições até 3 de maio de 2024.

A Universidade Federal de Goiás, em conjunto à Universidade de Cagliari e à Lead Impact, anunciou o Edital 01/2024. Ele consiste em um programa de treinamento destinado a pessoas refugiadas ou em situação de migração forçada interessadas em ingressar em programas de pós-graduação (nível mestrado) na área de Ciências Sociais. A iniciativa une esforços entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da UFG, em busca da promoção de inclusão e diversidade nos estudos acadêmicos.

Serão ofertadas, ao todo, dez vagas. Além disso, o projeto destaca que duas bolsas de R$ 2.100 para cursar mestrado nos programas de ciências sociais serão destinadas para os dois alunos de maior destaque. Os bolsistas de prestígio também terão financiamento para atender presencialmente a uma disciplina no Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Cagliari, na Itália.

Requisitos

Poderão participar do Programa pessoas refugiadas ou em situação de migração forçada portadoras de Diplomas de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura), no Brasil ou no exterior, bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do curso em data anterior à matrícula no Programa de Pós-Graduação. O edital prevê que a pessoa em situação de migração forçada deve comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Condição de refugiado, por meio de certidão emitida pelo Comitê Nacional Para os Refugiados — Conare;
- Condição de solicitante de refúgio, comprovada pelo DP-RNM — Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou documento equivalente emitido pelo Departamento de Polícia Federal, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Lei 9.474/97;
- Condição de regularidade migratória, comprovada pela Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou protocolo de requerimento análogo emitido pelo Departamento de Polícia Federal, com autorização de residência por tempo determinado ou indeterminado, decorrente de acolhida humanitária ou outras políticas de caráter humanitário do governo brasileiro.

Para se inscrever, o candidato deve seguir os passos abaixo:

- Acessar, até 03/05/2024 (até às 23:59 horas), a página https://cienciapoliticari.fcs.ufg.br/. Em seguida, preencher todos os campos do Formulário de Inscrição online, conferir os dados digitados e confirmá-los de acordo com as orientações e os procedimentos de inscrição contidos no mesmo formulário;
- Enviar, no formato PDF via formulário online, a seguinte documentação:

I. Cópia do documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
II. Cópia do Passaporte;
III. Cópia do documento de permanência no Brasil;
IV. Cópia do Diploma de Graduação ou comprovante de que concluirá o Curso de Graduação até a data da matrícula;
V. Curriculum Vitae em formato livre de no máximo 2 (duas) páginas. O Currículo poderá ser redigida em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês;
VI. Carta de intenção de, no máximo, duas páginas (em formato Times New Roman 12 espaço 1,5), na qual o candidato apresente as razões pelas quais pretende cursar um programa de pós-graduação na área de Ciências Sociais na UFG. A carta poderá ser redigida em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês.

Para mais informações, acesse o edital da iniciativa.

Fonte: https://cienciapoliticari.fcs.ufg.br/n/180652-selecao-ao-programa-de-treinamento-para-preparacao-a-processos-seletivos-de-programas-de-pos-graduacao-nivel-mestrado-na-area-de-ciencias-sociais-ppgas-ppgcpri-ppgdh-ppgh-e-ppgs-da-ufg-para-pessoas-refugiadas-