SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk

Em 22/04/24 17:20. Atualizada em 22/04/24 17:20.

“Entre Almanach” é produzido por docentes e artistas da SP Escola de Teatro em parceria com Universidade de Gdańsk e Universidade Federal de Goiás.

A SP Escola de Teatro, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), está prestes a lançar — em 16 de maio — o livro “Entre Almanach”, um compilado de textos que refletem acerca do fazer teatral em suas mais diversas formas. O livro é feito em parceria com a Universidade de Gdańsk, da Polônia e com a Universidade Federal de Goiás. O livro dá sequência aos anuários “Between.Pomiędzy” (cujo nome significa “entre”, em inglês e em polonês), editados na Polônia desde 2013. Além da colaboração entre a própria SP Escola de Teatro e a Universidade de Gdańsk — que começou em 2022 —, vale lembrar que a UFG mantém relações com a instituição polaca remonta até 2010, através do Programa Erasmus UFG-GDAŃSK.

O lançamento acontece às 19h de 16/5, no hall da Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210) e terá distribuição gratuita aos presentes. Depois, fica disponível para leitura e download no site da SP Escola de Teatro.

Um pouco mais sobre o livro

O livro é organizado em cinco partes distintas: "Poesia", "Between.Pomiędzy - Um ponto de encontro", "Teatro no Brasil", "Teatro na Polônia" e "Samuel Beckett, Jacques Lecoq, Peter Brook, Complicité e além". Entre os temas, destacam-se escritas performativas, a obra do diretor e dramaturgo irlandês Samuel Beckett, o teatro do Estúdio Lusco-Fusco, a literatura de Oswald de Andrade, entre outros.

A obra, organizada por Ivam Cabral, Marcio Aquiles, Robson Corrêa de Camargo e Tomasz Wiśniewski, reúne 33 textos de diversos pensadores teatrais, como Tomasz Wiśniewski, Maria Giulia Pinheiro, S.E. Gontarski, Katarzyna Pastuszak, Mariana Tagliari, e muitos outros. Além disso, contribuem para o livro Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro; Beth Lopes, coordenadora pedagógica da Escola; e Marcio Aquiles, responsável pelos projetos internacionais e parcerias.

Parceria

A parceria entre a SP Escola de Teatro e a Universidade de Gdańsk teve início em 2022, quando os professores Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk ministraram um curso na SPET e ficaram impressionados com os estudantes e o sistema pedagógico. Essa colaboração resultou não apenas na publicação de artigos acadêmicos na Europa por profissionais da SPET, mas também na concepção do livro "Entre Almanach".

Antes dessa obra, Ivam Cabral e Marcio Aquiles escreveram em conjunto "Teatro e justiça social no Brasil: o caso da Escola de Teatro de São Paulo" para a publicação Rozproszenie – Almanach Between.Pomiędzy 2023. Além disso, Rodolfo García Vázquez, coordenador da linha de Direção da Escola, contribuiu com "Formas de tecnopresença no palco. Experiências brasileiras do Teatro Os Satyros e da SP Escola de Teatro" para a publicação Tekstualia. Esses textos destacam a importância acadêmica da SP Escola de Teatro no campo da pesquisa teatral, tanto no Brasil quanto no exterior.

Saiba mais no release disponibilizado para download abaixo.

Categorias: Notícias Noticias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo