Mexico flag

México: Bolsas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Instituições Mexicanas

Em 27/05/24 10:37. Atualizada em 10/06/24 08:37.

Inscrições abertas até 28 de junho de 2024

A Secretaria de Relações Exteriores do México (SRE), por meio da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), anuncia o programa de Bolsas de Estudos Especiais para Estrangeiros, destinado a estudantes internacionais interessados ​​em realizar pós-graduação, mestrado ou doutorado no México.

O programa oferece bolsas de estudo para cursos presenciais a serem realizados em 90 instituições mexicanas de ensino superior, além de possibilitar a realização de intercâmbios estudantis com integração acadêmica e cultural entre ambos os países.

- Ser cidadão de um dos 180 países elegíveis, incluindo o Brasil;
- Não estar atualmente morando no México;
- Possuir diploma de graduação ou pós-graduação (conforme exigido pelo programa desejado);
- Ter um excelente histórico acadêmico;
- Ter experiência acadêmica ou profissional relacionada à área de estudo escolhida;
- Estar matriculado ou ter sido aceito em um programa de graduação em uma instituição mexicana participante.

Além disso, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

- Carta de motivação explicando os motivos para iniciar os estudos no México;
- Curriculum vitae;
- Cópia do certificado de nascimento;
- Carta de compromisso de retorno ao país de origem;
- Carta de aceitação acadêmica de uma instituição mexicana;
- Cópia do passaporte válido em formato de livro aberto ou documento de identificação com foto emitido pelo governo;
- Atestado médico de boa saúde emitido por uma instituição de saúde pública ou privada.

As bolsas cobrem uma variedade de despesas, que incluem:

- Mensalidade e taxas de matrícula;
- Subsídio mensal para despesas pessoais;
- Seguro médico fornecido pelo Instituto Mexicano de Seguro Social;
- Isenção de taxas de visto;
- Despesas de viagem para o México.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve acessar o link da iniciativa para obter mais informações. Posteriormente, o postulante deve se dirigir ao portal de admissões para concluir o processo de inscrição.

Mais informações em: https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785