Helsinki-2-1

UFG firma parceria com a Universidade de Helsinki da Finlândia

Em 28/05/24 10:58. Atualizada em 28/05/24 11:07.

A Prof. Lilian Carneiro realiza inúmeras parcerias com pesquisadores brasileiros e finlandeses desde 2023 fortalecendo a cooperação entre as instituições

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) firmaram uma parceria inovadora com o governo da Finlândia através do programa Team Knowledge Finland (TKF) da Universidade de Helsinki, financiado pela Agência Nacional Finlandesa para a Educação (EDUFI).

Esta parceria é fruto do trabalho da professora Lilian Carneiro, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), que, em 2023, realizou uma licença de capacitação na área de microbiologia na Universidade de Helsinki, em parceria com a pesquisadora Päivi Tammela e Cristina Durante Cruz da universidade finlandesa. Durante esse período, a professora desenvolveu o projeto Combating Antimicrobial através da CARE-FIBRA, iniciativa educacional conjunta entre a Europa e a América Latina com o objetivo de disseminar conhecimento por meio de ações de conscientização sobre o uso e descarte adequado de antimicrobianos, adotando uma abordagem multidisciplinar tanto no Brasil quanto na Finlândia.

As atividades do projeto também incluem a mobilidade de pesquisadores, pós-graduandos e graduandos para a Universidade de Helsinki, onde os participantes terão a oportunidade de estudar conteúdos de biossegurança relacionados à prescrição, uso e descarte de medicamentos. A colaboração incentiva também a vinda de pesquisadores e estudantes da Universidade de Helsinki ao Brasil para ministrar palestras na UFG e na UFAM, bem como visitar comunidades emergenciais em Goiás, como o Quilombo de Aparecida de Goiânia, e uma comunidade indígena em Manaus, Amazonas, ambas incluídas no projeto.

Estudantes na Finlândia

Atualmente, três estudantes da UFG estão na Universidade de Helsinki: Marcos Oliveira Cunha (mestrando em Ciências da Saúde - PPGCS/UFG), Cecília Mendonça Garcia (Ciências Biológicas - ICB/UFG) e Vivian Alves (Biotecnologia - UFG). Todos são orientados pela professora Lilian Carneiro, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia de Microorganismo.