Exposiçao Villa

UFG sedia exposição de arquitetura da República Tcheca

Em 29/05/24 14:44. Atualizada em 29/05/24 14:45.

Programação especial marca abertura da exposição “Villa Tugendhat: A invenção do espaço fluido moderno”.

Entre os dias 7 e 31 de maio, a Galeria da FAV-UFG (no Campus Samambaia) está recebendo a Exposição “Villa Tugendhat: A invenção do espaço fluido moderno”. A Exposição é uma iniciativa da Embaixada da República Tcheca em Brasília e já passou pelas faculdades de Arquitetura e Urbanismo da USP e UnB.

Para marcar a abertura da Exposição, uma programação foi especialmente pensada para os dias 7 e 8 de maio deste ano. No dia 7, no Auditório da Biblioteca Central (Campus Samambaia), foram promovidas duas palestras: o Prof. Marco Maio (Universidade Técnica de Praga) apresentou a Villa Tugendhat — obra-prima do arquiteto alemão Mies van der Rohe, que inaugura a tipologia das casas de vidro; em seguida, a Profa. Maíra Teixeira (Universidade Estadual de Goiás) discorreu sobre outra casa de vidro, a Casa Morumbi — da arquiteta Lina bo Bardi; na sequência, houve uma mesa redonda com os dois professores, coordenada pela Profa. Ana Amélia Moura (Universidade Federal de Goiás). Logo em seguida, ocorreu a cerimônia oficial de abertura da Exposição, que contou com a ilustre presença da embaixadora da República Tcheca em Brasília, Sra. Pavla Havrlíková, além de professores, servidores, diretores e estudantes da UFG.

Profa Maira e Prof Marco

Prof. Marco Maio e Profa. Maíra na Mesa Redonda do dia 07/05. Foto: Bruno Castro.

Abertura Pavla 2

Sra. Pavla Havrlíková em sua fala durante abertura da Exposição. Foto: Bruno Castro.

No dia 08/05 pela manhã, o professor Marco Maio ofereceu um workshop intitulado “Shaping the Light: O espaço arquitetônico definido por luz”. A atividade contou com a participação de muitos estudantes que puderam colocar em prática as estratégias apresentadas pelo Prof. Marco através da confecção de maquetes físicas. No período da tarde, no Auditório da Biblioteca Central, se deu a palestra de encerramento proferida pelo Prof. Marco Maio, apresentando um panorama da arquitetura moderna da República Tcheca.

Encerramento Prof Marco

Palestra de Encerramento pelo Prof. Marco Maio. Foto: Bruno Castro.