WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.01.19

Mestranda da UFG ganha prêmio em Londres por pesquisa com células-tronco para substituir testes em animais

在 24/06/24 09:03 上。 已在 24/06/24 09:03 更新。

Pesquisadora recebeu 10 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 69 mil).

Lauren Dalat, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi premiada no Lush Prize 2024, em Londres. A pesquisadora apresentou um projeto que propõe a substituição de testes em animais na indústria de cosméticos por um modelo de testagem que usa células-tronco extraídas de dentes.

A pesquisa demonstrou que células-tronco dentárias podem ser usadas para identificar substâncias em cosméticos que possam causar malformações congênitas em bebês e a pesquisadora sugeriu uma plataforma para testar substâncias em cosméticos usando um modelo que combina pele humana 3D e células-tronco dentárias. Atualmente, a testagem é feita em animais ou em células extraídas de animais. No entanto, segundo a pesquisadora, os experimentos como são feitos atualmente podem não refletir com precisão a reação em humanos.

Dalat, de apenas 25 anos, venceu na categoria Jovem Pesquisador e recebeu um prêmio no valor de 10 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 69 mil). Segundo a pesquisadora, o dinheiro será utilizado para dar continuidade à pesquisa, já que o modelo de testagem proposto ainda não está pronto para ser usado na indústria.

Sobre o Lush Prize

O Lush Prize oferece um incentivo financeiro para apoiar iniciativas que visam acabar ou substituir os testes em animais. O prêmio abrange cinco categorias principais: Ciência, Educação, Conscientização Pública, Lobbying e Jovem Pesquisador. Além disso, há três prêmios de reconhecimento especial: Colaboração Científica Importante, Realização Política e o Prêmio Andrew Tyler, por contribuições excepcionais para a erradicação dos testes em animais.

Em 2024, Lauren Dalat foi a única pesquisadora brasileira e vencer em uma categoria. Ao todo, foram 14 projetos vencedores, de 9 países diferentes.

Lauren Dalat ganha prêmio em Londres  — Foto: Arquivo Pessoal/Lauren Dalat

 

类别: Notícias