Maria Angela Carrascalao

UFG e Timor-Leste fortalecem laços em reunião conduzida pela SRI

On 28/06/24 15:31 . Aktualisiert bei 28/06/24 15:37 .

Rejane Faria, secretária da SRI, destaca iniciativas de cooperação entre as duas partes.

A Universidade Federal de Goiás recebeu, no dia 17 de maio, a embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, para uma reunião oficial. O encontro, que ocorreu no Gabinete da Reitoria, teve como anfitriã a titular da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta. Rejane apresentou dados da universidade e deu destaque à importância de convênios e cooperações entre os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Rejane e embaixadora do Timor-Leste

Embaixadora Maria Ângela Carrascalão e Secretária Rejane Faria Ribeiro-Rotta. Foto: SRI-UFG.

A secretária da SRI enfatizou a importância do fortalecimento dos laços acadêmicos e culturais entre a UFG e o Timor-Leste, sempre lembrando que, além do idioma tétum, o português é a língua oficial do país e voltou a ser ensinado nas escolas após décadas da ocupação indonésia. Além disso, Rejane salientou a pertinência de iniciativas que poderiam ser de interesse aos visitantes, como — por exemplo — o GCUB-Mob, um programa de mobilidade internacional do Grupo de Cooperação das Universidades Brasileiras, que já acolheu mais de 1,5 mil alunos nos últimos dois anos no país. Em adição, a secretária também mencionou o chamado Idiomas sem Fronteiras, do qual a UFG faz parte, e que pode desempenhar um papel significativo no ensino do português como língua estrangeira.

A embaixadora Maria Ângela Carrascalão deu destaque às iniciativas de transmissão de conhecimento para um país jovem como o Timor-Leste, em concordância com Rejane, que mencionou a necessidade do estreitamento de vínculos entre a UFG e o Timor-Leste. Maria Ângela continua: "hoje existem 139 estudantes-visitantes de nosso país no Brasil e queremos ampliar essa rede, por isso vamos visitar as universidades que têm recebido nossos estudantes e começamos pela UFG".

UFG e comitiva da embaixada

Equipe da UFG juntamente à comitiva da Embaixada do Timor-Leste no Brasil. Foto: SRI-UFG.

A reunião contou ainda com a presença do adido de Educação do Timor-Leste, Marcelino Ximenes Magno; das secretárias da Embaixada, Filomena Noronha Mesquita e Júlia Romaldo de Paijo. Além disso, participaram alguns membros da SRI como o Coordenador de Acordos e Redes Internacionais da SRI, Marcos Linhares Goes, e o Coordenador Administrativo da SRI, Vinícius Marques. O professor Nelson Antoniosi, do Instituto de Química, e o diretor da Escola de Agronomia, Marcos Gomes da Cunha, também fizeram parte do encontro.

Kategorien: Notícias Noticias