IeC

UFG como piloto para rede de capacitação docente para ações de Internacionalização em Casa

On 28/06/24 15:50 . Aktualisiert bei 28/06/24 15:57 .

Parceria com UNESP, UFES e UFRGS lança piloto de capacitação docente para ações de IeC.

Internacionalização em Casa (IeC) trata-se de estratégias e práticas para promover a internacionalização dentro do próprio campus ou sistema educacional, sem que a comunidade acadêmica necessariamente tenha que sair do país. O objetivo é enriquecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes, prepará-los para um mundo globalizado e fomentar a colaboração internacional no ensino, na pesquisa e na extensão de forma inclusiva.

Dentre essas estratégias, incluem-se as colaborações virtuais - COIL (Collaborative Online International Learning) ou Virtual Exchange. Neste contexto, a Unesp tem revelado boas práticas e, em discussão entre a Secretária de Relaçoes Internacionais da UFG, Profa. Rejane Faria Ribeiro-Rotta, e a Profa. Ana Cristina Salomão (UNESP), uma rede está se formando para a realização de um piloto de capacitação de docentes da UFG para virtual exchange, como parte de uma pesquisa em rede entre Unesp, UFES e UFRGS.

No último dia 25, as professoras Kyria Finardi (UFES) e Simone Sarmento (UFRGS), que já são parceiras do Prof. Gabriel Amorim, da Faculdade de Letras da UFG, estiveram em visita à SRI para selar a formação dessa rede iniciada com a Profa. Ana Cristina Salomão.

SRI e convidadas

Equipe da UFG e professoras Kyria Finardi (UFES) e Simone Sarmento(UFRGS). Foto: SRI-UFG.

Em reunião com as professoras Rejane Ribeiro-Rotta, Maria Cristina Dalacorte (Secretária adjunta e Diretora de Assessoria e Educação Linguística da SRI) e o servidor Marcos Goes (Coordenador de Acordos e Redes da SRI), foi discutido o Programa de internacionalização em casa da UFG, que está em construção. As pesquisadoras visitantes já desenvolvem um projeto de pesquisa para ações de internacionalização em casa, financiado pela FAPES - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Espirito Santo, que inclui o Prof. Gabriel Amorim como líder na UFG, e a visita também incluiu o PPG em Linguística e Letras da UFG.

A tese de doutorado do professor Gabriel, defendida em 2020 na UFES, tem se tornado uma referencia por propor uma matriz multidimensional de autoavaliação do processo de internacionalização institucional das IES brasileiras.

Kategorien: Notícias Noticias