USP Logo

USP: projeto de extensão Nexo Governamental XI de Agosto

在 19/07/24 16:09 上。 已在 19/07/24 16:09 更新。

Inscrições até 20 de julho de 2024.

O Nexo Governamental XI de Agosto, um projeto de extensão da Faculdade de Direito da USP, está com processo seletivo aberto para novos membros até o dia 20 de julho. A iniciativa, que promove debates sobre a política brasileira entre jovens e os Três Poderes, busca engajar estudantes de diversas universidades e cursos.

Um pouco mais sobre o projeto

Fundado na Faculdade de Direito da USP, o Nexo Governamental XI de Agosto é um projeto interdisciplinar que visa fomentar a participação política entre os estudantes e proporcionar uma experiência prática no campo político e jurídico. Com mais de 150 membros, o projeto está presente em 14 universidades de 7 estados, incluindo UNICAMP, UFRJ, UNB, UFPA, UFPE, MACKENZIE, FGV e PUC.

O Nexo Governamental desenvolve diversos projetos práticos, incluindo estágios de férias em órgãos dos Três Poderes e parcerias com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia Geral da União. Além disso, participa do Observatório da Democracia e contribui com proposições legislativas, como a Minirreforma Eleitoral e a Regulação da Inteligência Artificial.

Estrutura e atividades

A organização do Nexo é dividida em frentes e grupos de trabalho, cada um com diretores responsáveis e atividades específicas. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

- Organização de mesas redondas e debates;
- Ciclo de formação para nivelamento de conhecimento em Direito Constitucional;
- Democratização do acesso à informação por meio de conteúdos educativos nas redes sociais;
- Elaboração de relatórios e boletins sobre temas políticos.

O processo é dividido em três etapas:

1. Formulário de inscrição, disponibilizado até 20/07, no qual o candidato deve responder questões sobre seu interesse e experiência;
2. Dinâmica em grupo, que é realizada entre 25/07 e 31/07, com a entrega de parecer escrito;
3. Entrevista online, realizada entre 05/08 e 09/08, com duração média de 1 hora.

Vale mencionar que o Nexo destina 50% das vagas para candidatos PPI ou de escola pública, 25% para alunos de outras universidades e 3 vagas para candidatos acima de 65 anos. Os alunos aprovados podem obter até 4 créditos acadêmicos, com a exigência de aproximadamente 6 horas semanais de dedicação.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do formulário online. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com os membros da Coordenadoria através do Instagram ou pelos números fornecidos no edital.

类别: Oportunidades Externas