IPTSP na midia 2

UFG e USDA firmam parceria para pesquisa sobre Bioproteção

Sur 19/07/24 16:20. Mise à jour 19/07/24 16:21.

Colaboração possibilita pesquisa inovadora sobre controle biológico de carrapatos desenvolvida por doutoranda da UFG nos EUA.

O programa Mundo UFG, exibido na segunda quinzena de junho, destacou uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O professor Éverton Kort Kamp Fernandes, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP/UFG) e do Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC), esteve no estúdio para falar sobre essa colaboração.

A parceria teve início em um congresso onde Fernandes conheceu o professor José Luis Ramírez, chefe de um grupo de pesquisa no setor de Pesquisa de Bioproteção de Culturas do USDA. Esse encontro possibilitou que a doutoranda Salorrane Miranda do Nascimento Pinto fosse aos Estados Unidos para desenvolver sua pesquisa.

Salorrane está investigando a reação de carrapatos da espécie Rhipicephalus sanguineus, conhecidos como “Carrapato do Cão”, quando infectados por fungos entomopatogênicos, que são capazes de infectar e colonizar diferentes tipos de pragas.

O episódio foi transmitido pela TV UFG em canal aberto e no YouTube. Além da presença do professor Éverton Fernandes, a matéria incluiu um depoimento em vídeo de Salorrane Miranda do Nascimento Pinto, que ainda estava no exterior na época. Salorrane é graduada em Biotecnologia pela UFG e atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia (PPGCA/EVZ), sob a orientação de Fernandes.

Para assistir ao programa, acesse o canal da TV UFG no YouTube.

Catégories: Notícias Noticias