Professora da UFG recebe diploma de reconhecimento internacional
Professora Mônica Veloso Borges, da UFG, recebeu o diploma de reconhecimento da Red Internacional de Mujeres Científicas.
Entre os últimos dias 13 e 15 de novembro, foi realizado o primeiro "Encuentro Internacional de la Red de Mujeres Científicas", na Benemérita Universidad Autônoma de Puebla, no México. O evento reuniu pesquisadoras de 23 países diferentes, com o objetivo de fortalecer as pesquisas feitas por mulheres e garantir a equidade de gênero nesse âmbito. A professora do curso de Educação Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior de Professores Indígenas da UFG, Mônica Veloso Borges, foi uma das convidadas homenageadas pela organização.
A professora destaca a importância dessa rede para incentivar que mulheres estejam na pesquisa e que seus trabalhos sejam reconhecidos. "Essa é a ideia da rede, reunir mulheres de diferentes lugares, fortalecer pesquisas feitas por mulheres e promover a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a multidisciplinaridade", afirma.
Além do diploma de reconhecimento individual recebido pela professora em homenagem à sua trajetória enquanto pesquisadora, a UFG também recebeu esse mérito, por ser uma universidade na qual muitas mulheres têm desenvolvido trabalhos relevantes em diversas áreas.
O evento também mostra-se importante para o estabelecimento de parcerias entre as pesquisadoras. A professora Mônica, por exemplo, firmou um convênio com uma professora da Universidade de Pueblo, da área da economia, para a elaboração de um material informativo sobre matemática financeira, destinado aos povos indígenas da região de Pueblo.