Foto Profa. Rejane Lançamento IeC

Lançamento do programa Internacionalização em Casa

En 18/12/24 11:36 . Actualizado en 20/12/24 13:38 .

 O projeto visa promover experiências interculturais para a comunidade universitária.

Na última quinta feira (12/12), foi realizado o lançamento do programa Internacionalização em Casa da UFG, coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-UFG). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central do Campus Samambaia, e reuniu cerca de 300 pessoas. O auditório lotado e a expressiva quantidade de pessoas que passaram pela cerimônia indicam o grande interesse da comunidade acadêmica pela iniciativa do programa, que é promover a aproximação dos estudantes com novas culturas, mesmo quando não se é possível fazer uma mobilidade de modo presencial.

A secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, destacou durante sua fala que devem existir outras maneiras de realizar o processo de internacionalização que não incluam viagens, visto que estas demandam altos investimentos. Segundo ela, por meio da inclusão de idiomas no ensino, interação cultural e uso de tecnologias, é possível realizar trocas com aqueles que estão a nossa volta.  

Dessa forma, o programa está pautado em quatro eixos principais: internacionalização curricular, conexões globais, eixo linguístico-cultural, e eixo de incentivo a carreira. Não haverão inscrições específicas, mas sim uma sistematização de oportunidades que estarão abertas.

Além da secretária, a reitora Angelita Pereira de Lima também reiterou a importância da internacionalização para a universidade, e destacou o quanto o projeto é um trabalho necessário. Após a abertura, foram realizadas rodas de conversa com o intuito de melhor compreender os desafios do programa. O assessor Especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação (MEC), Francisco Figueiredo de Souza estava presente, e discursou que para qualquer tipo de intercâmbio valores de responsabilidade, solidariedade e interesse nacional são essenciais. 

A coordenadora geral de Programas Institucionais e Bolsas Internacionais (CGPIB/DRI/Capes), Vanessa Araújo, acrescentou que cerca de 433 milhões de reais foram investidos pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nas ações de internacionalização. Para somar a discussão, a assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ana Cristina Salomão, apresentou a experiência de sua instituição que, em 2018, desenvolveu o programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE), que coloca alunos para aprenderem com outros estudantes de todo o mundo, de forma on-line.

Para encerrar, o diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valdenor Bastos, defendeu a internacionalização em casa como um passo de inovação a ser dado pelas universidades públicas. 

Antes do início do evento, a equipe da SRI recepcionou os palestrantes no prédio da reitoria, da onde seguiram para um almoço e, depois, para um tour pelo campus. Estiveram presentes no almoço a professora Rejane Faria, secretária de relações internacionais da UFG, o professor Israel Elias Trindade, pró-reitor de graduação, o professor Wilson José Flores Júnior, pró-reitor adjunto de pós graduação, a professora Helena Carasek Cascudo, pró-reitora de pesquisa e inovação, a professora Luana Ribeiro, pró-reitora de extensão e cultura, a professora Augustina Echeverria, do Instituto de Química, o professor Antón Quintela, da Faculdade de Letras e, por fim, o professor Nilton Rocha, da Faculdade de Informação e Comunicação. Além dos docentes, alguns alunos de graduação e pós graduação também estiveram presentes no encontro.

Foto 1

Foto Profa. Rejane Lançamento IeC

 

 

 

 

Categorías: Notícias