Projeto da Faculdade de Enfermagem promove cooperação internacional triangular na área da saúde
O projeto "Tecendo Laços", liderado pela UFG, promove a troca de experiências entre América Latina, Portugal e África para fortalecer a formação de enfermeiros, com foco em Moçambique e Cabo Verde.
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Enfermagem (FEN), lidera um projeto inovador que coloca o Brasil em destaque na cooperação internacional na área da saúde. O projeto "Tecendo Laços", reúne instituições de ensino superior da América Latina, Portugal e África com o objetivo de fortalecer a formação profissional, não apenas pensando no cenário africano, mas reconhecendo que, ao promover a troca de experiências, ambos os lados se fortalecem e se qualificam.
Origem do Projeto "Tecendo Laços"
A iniciativa surgiu a partir do sucesso da disciplina internacional, desenvolvida em parceria entre programas de pós-graduação em Enfermagem da UFG, Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Nacional Autônoma do México, Universidade Peruana Cayetano Heredia e Universidade da República do Uruguai. Além de promover a integração entre docentes e discentes de diferentes países, a disciplina permitiu a identificação de desafios comuns e a criação de soluções colaborativas para a área da saúde, pavimentando o caminho para expandir a cooperação para outros continentes.
O CTAPAL em ação
Com o lema "Integrar para Fortalecer", o projeto tem como objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os países participantes, com ênfase na capacitação de recursos humanos, no momento, em Moçambique e Cabo Verde. Para o ano de 2025, o projeto focará em duas ações principais.
Fórum Internacional de Atenção Primária à Saúde como Pilar de Justiça Social: Convergências e Cooperação entre Ibero-América e África
- Data: 27 a 29 de janeiro de 2025
- Local: Praia, Cabo Verde
- Objetivo: estimular a integração entre os participantes, promover a troca de experiências acadêmicas e culturais, além de discutir os desafios e as convergências nos sistemas de saúde dos países participantes.
- Programação:
- Dia 27: mesa redonda sobre os sistemas de saúde globais e acesso universal à saúde;
- Dia 28: debates sobre as realidades e contribuições para a redução das desigualdades em saúde e o papel do enfermeiro na atenção primária;
- Dia 29: compartilhamento de experiências sobre a organização dos serviços de saúde e a abordagem comunitária em países africanos, focando na socialização de práticas e na identificação de problemas de saúde prioritários.
Programa de Formação
O projeto visa reforçar as competências dos enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde em Moçambique e Cabo Verde. Após o Fórum, será realizado um diagnóstico para identificar as necessidades de formação dos enfermeiros em Maputo e Nampula, em Moçambique, e Praia, em Cabo Verde. Com base nas informações obtidas, será desenvolvido um programa de capacitação adaptado às realidades locais, com a colaboração de docentes das instituições parceiras. Durante essa formação, os profissionais criarão projetos de intervenção para suas unidades de saúde, abordando as necessidades identificadas e aplicando os conhecimentos adquiridos.
A coordenadora do projeto pela UFG, a Professora Dra. Roxana Isabel Cardozo Gonzales, destaca a importância do CTAPAL para a construção de uma enfermagem global: "acreditamos que a integração de diferentes realidades e a troca de conhecimentos são essenciais para fortalecer a enfermagem e construir sistemas de saúde mais justos e eficazes. O 'Tecendo Laços' é um passo importante nesse processo, e estamos entusiasmados em liderar essa iniciativa inovadora."
Apoio e Parcerias
O projeto conta com o apoio das seguintes instituições:
- SEGIB (Secretaria Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa);
- Camões - Instituto da Cooperação e da Língua;
- Universidad Nacional da Colômbia;
- Universidad Nacional Autônoma do México;
- Universidad Peruana Cayetano Heredia, Peru;
- Universidad da República, Uruguai;
- Universidade Nova de Lisboa - Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal;
- Instituto de Ciência de Saúde de Maputo, Moçambique;
- Universidade Lúrio, Moçambique;
- Universidade de Cabo Verde
Essa colaboração reforça o papel de liderança da UFG na busca por soluções inovadoras para os desafios da saúde global e internacionalização institucional.