CAPES abre inscrições para oportunidades em Angola e na República Dominicana
Inscrições até 27 de fevereiro de 2025.
A CAPES lançou o Programa Caminhos Amefricanos: Programa Sul-Sul, uma oportunidade única para professores e estudantes brasileiros participarem de ações formativas internacionais voltadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial. O programa contempla edições na Angola e República Dominicana, com 50 vagas para cada país.
Edições Angola e República Dominicana: estudantes de licenciatura
As edições em Angola e na República Dominicana são voltadas para estudantes matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, que também se autodeclarem pretos, pardos ou quilombolas. Os participantes realizarão estudos de curta duração, incluindo a participação em eventos científicos e visitas guiadas.
- Prazo para inscrição: até 27 de fevereiro de 2025.
Critérios de elegibilidade
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com carteira de registro migratório e autorização de residência permanente no Brasil.
- Residir no Brasil durante todo o processo de seleção.
- Não ter recebido bolsa para a mesma modalidade nos últimos dois anos.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES, por meio do preenchimento do formulário on-line e envio dos documentos solicitados no edital.
Essa iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e instituições acadêmicas renomadas dos três países, fortalece os laços entre o Brasil e outras nações do Sul Global na luta pela igualdade racial.
Para mais informações, acesse o edital completo no site da CAPES.
Categorías: Oportunidades Externas