
Edital BRAFITEC terá inscrições abertas em março de 2025
Novos projetos! Mais bolsas!
Está em construção o Edital UNIFICADO para as bolsas Brafitec.
No ano de 2025, os estudantes de graduação da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG) terão mais bolsas para mobilidade acadêmica na França.
Além do projeto BRAFITEC FORMUPI 4.0 que se encontra em execução, voltado para a formação de recursos humanos para a Indústria 4.0, a CAPES aprovou recentemente o projeto BRAFITEC ECOSS que se inicia neste ano e vai até 2028, cuja temática perpassa a resiliência climática, eficiência energética e sustentabilidade. Cada projeto oferecerá quatro bolsas de mobilidade além de diversos outros auxílios. A permanência nas instituições anfitriãs é de dois semestres letivos para mobilidade não-diplomante e quatro semestres para mobilidade em programa de dupla-diplomação. Para participar dessas mobilidades, é exigido possuir um certificado oficial de proficiência em francês de nível B1 ou superior. Os interessados podem se inscrever para os exames TCF na Aliança Francesa de Brasília até o dia 28 de fevereiro, com realização dos exames em março de 2025.
Além das bolsas dos dois projetos BRAFITEC, os estudantes de graduação em Engenharia de toda a UFG podem concorrer a 15 vagas anuais para mobilidade em dupla-diplomação nas escolas afiliadas ao Institut Mines-Télécom - IMT, uma das mais prestigiadas redes de universidades técnicas da França. Essas vagas estão previstas no acordo geral assinado entre a UFG e o IMT e garantem aos estudantes da UFG selecionados a isenção de taxas acadêmicas e o suporte das equipes de acolhimento das instituições parceiras.
As instituições participantes dos projetos BRAFITEC com as quais a UFG assinou acordos de mobilidade acadêmica são a Université de Technologie de Compiègne - UTC e o Grenoble INP, ambas para mobilidade não-diplomante, além das seguintes escolas do IMT para mobilidade acadêmica em dupla diplomação: IMT Atlantique, IMT Mines Albi, IMT Mines Alès, IMT Mines Saint-Étienne e IMT Nord Europe, distribuídas por toda a França continental.
A perspectiva é que o Edital Unificado seja lançado até a próxima semana.
Fique atento ao site da SRI!