UFG recebe representantes da Embaixada dos Estados Unidos
O encontro discutiu colaborações já estabelecidas e novas oportunidades no ensino de inglês, pesquisa e inovação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, nesta quarta-feira (13/08), a visita da Adida para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Ruth Urry, e da Coordenadora de Comunicação dos Espaços Americanos na Embaixada, Moema Brito.
As representantes foram recepcionadas pela Secretária-adjunta da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG, Maria Cristina Delacorte, pelo Coordenador Administrativo da SRI, Vinicius Marques, pela Secretária Executiva da SRI, Micaella Orlando, e pela Fellow de Língua Inglesa na UFG, Laura Bowman.
O encontro teve como objetivo discutir colaborações passadas entre a UFG e a Embaixada dos Estados Unidos, além de debater oportunidades e desafios para o ensino do inglês na universidade em diferentes níveis de formação. Durante a reunião, foram apresentadas áreas estratégicas da UFG, como pesquisas em Inteligência Artificial (IA), iniciativas na área da saúde e o ecossistema de inovação da instituição.
Após a reunião, a comitiva realizou uma visita técnica ao Parque Tecnológico Samambaia (PTS). O gerente administrativo do PTS, Guilherme Castro, destacou as atividades desenvolvidas pelo CEIA – o primeiro Centro de Inteligência Artificial do Brasil, parceiro do primeiro curso de graduação em IA no país. Ele ressaltou o impacto das soluções inovadoras criadas por empresas, instituições governamentais e organizações civis, em setores como saúde, agronegócio, energia e logística.
A visita também incluiu o IPELab, laboratório da UFG voltado para pesquisa aplicada e inovação, reforçando o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e a promoção de parcerias internacionais estratégicas.
A iniciativa reforça a importância do intercâmbio acadêmico e da cooperação internacional, ampliando oportunidades de aprendizado e inovação para a comunidade da UFG e fortalecendo os laços institucionais com os Estados Unidos.