Depoimentos de Alunos da UFG - Continente Sul-Americano

在 18/01/12 07:38 上。 已在 26/02/15 14:24 更新。

 

Programa de mobilização AUGM - Asociación de Universidades Grupo Montevideo

Cheyenne Hirata de Sousa – Argentina, San Miguel de Tucumán

Curso: Agronomia 

Não só para um crescimento profissional, mas, também para crescimento pessoal na descoberta de uma nova cultura e idioma. Apesar da similaridade com o português. Minha motivação maior foi obter experiência internacional e com isso ter fluência no idioma no país de destino (Argentina). Além de, conhecer a forma como é vista a agricultura e pecuária em outro país, e desse contato poder trazer melhorias para o meu estado e país. Aos interessados em estudar fora percam o medo e aventure-se. Nada é tão difícil quanto parece. Ter contato com uma nova cultura, com pessoas da sua idade, mas com uma visão totalmente oposta da sua, não gera discussão e sim aprendizado. Sair do conforto da sua casa e ter a experiência de viver com pessoas de outros países todas diferentes, porém, com ideais em comum aos seus, é gratificante.

A experiência de morar fora é incrível. As possibilidades, os contatos são extraordinários.

 

Bolsa AUGM

Geiciane Cintra de Souza - Esperanza, Argentina (Província de Santa Fé)

Curso: Disciplina de cultivos Intensivos e estágio obrigatório.

O que me motivou foi o contato cultural e melhor aprendizagem da língua estrangeira. O que mais gostei foi o contato com diferentes profissionais, e manejo diferenciado devido ser uma região bastante diferenciada da região já estudada. 

Vale muito a pena, pois a experiência , o crescimento profissional e contato com a cultura diferente te torna uma pessoa melhor qualificada para situação diferentes  que poderão surgir na vida de um profissional.

 

Programa de Movilidad Mercosur

rafaelagoncalves

Flávia Gonçavels - Professorado em Letras | Universidad Nacional de La Pampa - Santa Rosa, Argentina

 

Fui motivada primeiramente pela possibilidade de conhecer outras realidades sociais, depois as infinitas possibilidades de conhecimento que esta experiência poderia proporcionar-me, como aprender outra língua, estudar conceitos distintos, frequentar outro ambiente de pesquisa e produção acadêmica. Aprendi a ouvir mais, a ser mais complacente e pensar muito antes de falar. Mais além de aprender outro idioma, aprendi a viver com outra cultura e forma de pensamento. Outro aspecto importante da experiência foi como passei a valorizar muito mais as pessoas que deixei no Brasil e o meu país. 

Eu diria aos interessados em fazer intercâmbio que busquem realizar este objetivo o mais rápido possível! Creio que todos deveriam ter a chance de viajar, conhecer lugares e ideias diferentes, fazer amigos, comer outras comidas. Aconselho que estejam sempre atentos aos seus estudos, se esforçando para fazer parte de projetos de pesquisas, participando de congressos e estudando algum idioma estrangeiro, pois as oportunidades geralmente partem destes contextos.

 



 

资源: CAI