Representantes da UFG participam de reunião do Programa de Licenciaturas Internacionais em Coimbra 15/02/2012.
Representantes da UFG participam de reunião do Programa de Licenciaturas Internacionais em Coimbra
15/02/2012.
Onze universidade Portuguesas irão participar do Programa de Licenciaturas Internacionais.
Os professores Geci José Pereira da Silva do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Gisele de Araújo Prateado Gusmão da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) estão participando essa semana de uma reunião na Universidade de Coimbra, conjuntamente com demais equipes do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) de outras Universidades Brasileiras e da Universidade de Coimbra.
Na reunião estão sendo discutidas os resultados do primeiro PLI, além de condições para os processos de candidatura para o próximo PLI e adequação dos procedimentos de execução do programa. A grande novidade é que a Capes informou que está preparando o próximo edital e que o Programa será expandido para mais dez Universidades Portuguesas, sendo elas: Universidade de Aveiro – Aveiro, Universidade do Minho – Braga, Universidade da Beira Interior - Castelo Branco, Universidade de Évora - Évora, Universidade de Algarve – Faro, Universidade de Lisboa – Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa – Lisboa, Universidade Nova de Lisboa – Lisboa, Universidade do Porto – Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real, além da Universidade de Coimbra – Coimbra.
No próximo edital cada universidade poderá apresentar no máximo sete propostas e poderá escolher em qual universidade deverá submeter cada proposta, sendo que não poderá repetir a mesma proposta em universidades diferentes, desse modo cada curso
poderá escolher a Universidade no qual o curso tem a melhor equivalência com o da UFG. A Capes irá selecionar o máximo de 40 projetos e no máximo 280 alunos. Cada projeto poderá submeter o máximo de 15 alunos que deverão ser colocados em ordem de
prioridade e também deverá informar a forma de seleção dos alunos e a bolsa passará a ser de 870 euros. Os alunos a serem selecionados deverão ter cursado pelo menos dois anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na escola público e caso tenha estudado na escola privado com bolsa devido a baixa renda, também poderão participar do programa.
Assim, é importante os professores e alunos dos Cursos de Licenciaturas em Matemática, Ciências Biológicas, Física, Química, Letras, Educação Física, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música estejam atentos e comecem a mobilizar para apresentarem propostas no Edital a ser lançado pela Capes.
Source: Prograd/UFG