UFG participa do 8º fórum BRAFITEC
Programa internacional para formação de engenheiros é parceria entre Brasil e França
De 6 a 9 de junho foi realizado, em Saint-Étienne, França, o 8º Fórum Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), organizado pela École des Mines de Saint-Étienne (ENSM-SE), com o apoio do Grupo das Écoles des Mines (GEM). O Fórum reuniu coordenadores de projetos do Programa BRAFITEC, que tem por objetivo constituir, consolidar e dinamizar as cooperações bilaterais entre o Brasil e a França através de parcerias universitárias elaboradas pelas escolas de engenharia.
O BRAFITEC é um programa bilateral para a formação de engenheiros apoiado pelo Ministério de Educação e Cultura brasileiro, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e pelos Ministérios franceses das Relações Internacionais e Europeias (MAEE, Embaixada da França no Brasil), do Ensino Superior e da Pesquisa (MESR, Direção das Relações Europeias e Internacionais e da Cooperação, DREIC) com o suporte da Conferência dos Diretores das Escolas Francesas de Engenheiros (CDEFI). O programa ganha destaque ano após ano e sustenta grande parte da mobilidade discente e docente entre a França e o Brasil.
Estiveram presentes no evento o Professor Oswaldo Cascudo Matos, Coordenador do Projeto “Engenharia de obras de grande porte e tecnologias construtivas especiais”, e a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann de Aguiar.
Oswaldo Cascudo e Ofir Bergemann e alguns participantes do 8º Fórum Brafitec
O Projeto do Professor Oswaldo Cascudo, da área de Engenharia Civil, é uma parceria entre a UFG e o Grupo INSA (Institut National des Sciences Appliquées), que reúne escolas de Toulouse, Lyon, Strasbourg, Rennes e Rouen. Constitui resultado de contatos anteriores entre os Professores Oswaldo Cascudo e Helena Carasek, com o Professor Jean-Pierre Ollivier, do INSA de Toulouse, onde os professores realizaram seu pós-doutorado.
Além do Programa Brafitec, a parceria dos professores com o INSA abrange projetos de pesquisa conjuntos, como a coordenação da tradução do livro “La durabilité des bétons: bases scientifiques pour la formulation de bétons durables dans leur environnement”, produzido por pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa da França, sob a edição dos professores Jean-Pierre Ollivier e Angélique Vichot. Trata-se de uma obra técnico-científica densa e atual, apresentando, em cerca de 800 páginas, o estado da arte do conhecimento científico referente à temática da durabilidade das estruturas de concreto. Para a tradução, formou-se uma equipe de 10 tradutores constituída por professores de diversas universidades brasileiras. Institucionalmente, o livro terá como editor brasileiro o Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON e prevê-se o seu lançamento para o segundo semestre de 2012, com a expectativa de uma grande contribuição aos cursos de graduação e de pós-graduação, assim como ao ambiente geral da pesquisa, tanto no Brasil, como nos outros países de língua portuguesa.
Professores Ofir Bergemann, Jean-Pierre Ollivier e Oswaldo Cascudo
Na missão à França, além da participação no 8º Fórum Brafitec e em reunião com o Prof. Ollivier, os professores Oswaldo Cascudo e Ofir Bergemann encontraram-se com os estudantes de Engenharia Civil da UFG que realizam intercâmbio na França neste momento, no âmbito do Brafitec, em diferentes escolas do Grupo INSA (Toulouse, Strasbourg e Lyon).
Fonte: CAI
Categorie: UFG