Continente Europeu 3

On 09/03/13 10:17 . Updated at 02/26/15 14:42 .

Programa de Intercâmbio Acadêmico Ciência sem Fronteiras

Natália Grillo Thomé

Natália Grillo Thomé | Jena, Alemanha

O que me motivou foi a vontade de conhecer um país de primeiro mundo e como as coisas funcionam por lá. Além de aprender a viver sozinha e aprofundar o aprendizado de alemão. Acredito que ter conhecido pessoas de vários lugares do mundo e que pensam de manerias tão diferentes das nossas, foi o que mais gostei. Além de ter conhedio lugares maravilhosos e ter tido contato com uma faculdade de ponta. Eu diria que todo mundo deve fazer um intercâmbio pelo menos uma vez na vida. Foi a melhor experiência da minha vida e valeu a pena cada segundo.

 

Programa de Intercâmbio Acadêmico Ciência sem Fronteiras

Nayara

Nayara Matos Pereira | Bordeaux, França

A expectativa de entrar em contato com um método de ensino diferente, quiçá mais eficaz que me proporcionasse uma visão ampliada da Medicina me motivou a participar de um intercâmbio. E de fato, tive a oportunidade de vivenciar dificuldades diferentes das que encontramos aqui, e pude principalmente ver como o Brasil não está aquém da França quanto ao ensino médico, apesar das nossas barreiras financeiras e de gestão.Indubitavelmente cresci.Visitei várias cidades, consegui me comunicar usando a língua estrangeira, integrei-me na rotina em que estagiei e conheci pessoas memoráveis que são excelentes no que fazem. Aprendi muito. E faria tudo novamente. 

 

Programa de Intercâmbio Acadêmico Ciência sem Fronteiras

Pedro H de Oliveira

Pedro Henrique de Oliveira Carvalho | Coimbra, Portugal 

Fui motivado pelo auxilio financeiro, pela vontade de morar e estudar na Europa e pela vontade de aprender mais sobre outras culturas. Gostei da experiência de estudarem uma Universidade tão renomada como a Universidade de Coimbra, oportunidade de aprender, aperfeiçoar e praticar a língua inglesa e a oportunidade de realizar estágio curricular em uma Indústria Farmacêutica Europeia. Tentem. Não deixem de tentar. Foi a melhor experiência que já aconteceu na minha vida, em relação ao crescimento profissional e também pessoal. Abre a mente e você vê que nada é tão difícil quanto parece ser.

 

PLI – Programa de Licenciaturas Internacionais / CAPES

Samuel Carlos

Samuel Carlos Ferreira de Souza | Coimbra, Portugal

A oportunidade de conhecer uma nova cultura, um novo país e ter um currículo diferenciado, foi o que me motivou mais. Gostei muito da bagagem cultural e a estrutura da universidade de destino. Para quem tem interesse em fazer um intercâmbio, digo para se preparem psicologicamente, pois um longo período longe da família não é fácil. Fazerem amigos, para não ficarem sozinhos e aproveitar para viajar e experimentar novas experiências. 

 

Programa de Intercâmbio Acadêmico Ciência sem Fronteiras

Luiz Rezende

Luiz Henrique Gonçalves de Rezende | Évora, Portugal 

Dentre as motivações que tive estão a oportunidade de estudar em outra universidade, de conhecer outro país e outra cultura. Agregar valor ao meu currículo profissional e enriquecer minha rede de contatos acadêmicos. Também foi de grade motivação a chance de amadurecimento pessoal. O que mais gostei foi sem dúvida o amadurecimento pessoal e profissional. Ver de fora meu próprio país permitiu-me interpretar melhor seus aspectos sociais e culturais. Também os desafios cotidianos de lidar com os próprios problemas me ensinaram a administrá-los e a encontrar nos erros a oportunidade de melhora. Isso tudo, somado à vivência e aprendizados em um ambiente acadêmico externo ao meu, certamente refletirá na minha postura profissional. Recomendo aos estudantes que de fato tentem o intercâmbio, pois sempre valerá a pena. Se aprimorem na língua nativa do país de escolha e façam uma pesquisa exaustiva das oportunidades que as universidades estrangeiras podem oferecer, dentre elas os estágios. Fazer um intercâmbio na graduação é excelente, entretanto, pode resultar em uma experiência ineficiente e com resultados duvidosos se o aluno que se propõe a ela não tiver maturidade suficiente para aproveitá-lo ao máximo.

 

PLI - Programa de Lincenciaturas Internacionais / CAPES

camila almeida

Camila Almeida Teixeira

Fui motivada pela experiência nova, conhecer outras culturas, um curriculo diferenciado e a faculdade de destino que é considerada uma das melhores do mundo. O mais importante foi a abordagem temática da faculdade que é totalmente voltada para o treinamento que é a aréa de meu maior interesse, sendo assim me sinto mais preparada para o mercado de trabalho para realizar minha profissão. Verficarem antes de ir, as disciplinas apresentadas pela faculdade e se isso é de seu realmente interesse, porque a maioria das pessoas não gostam devido estar cursando licenciatura porém lá é uma abordagem mais voltada para a area da saude, pelo menos no curso de educação física.

 

Programa de Intercâmbio Acadêmico Ciência sem Fronteiras 

Julliana Pereira

Julliana Pereira da Cunha | Jordanstown - Irlanda do Norte

 

Minha maior motivação foi a oportunidade de adquirir fluência no inglês, além da possibilidade de criar uma rede de contatos profissional mais ampla. Gostei muito do estágio que realizei e da oportunidade que tive de trabalhar com tecnologia nova e promissora. Também adorei ver uma abordagem diferente na universidade e, é claro, de conhecer e conviver com as mais diversas culturas. Por esses e outros tantos motivos, aprendi com essa experiência a lidar melhor com problemas e desafios, a ser ainda mais independente e inovar em todos os campos da vida. Atingi também um nível avançado de inglês, que me ajudará muito na minha carreira, fiz muitos contatos profissionais e passei a compreender outras culturas, deixando muitos estereótipos para trás. É uma experiência incrível e única; é impossível compreender sem vivê-la. Além disso, as oportunidades vêm crescendo expressivamente e é um desperdício não aproveitá-las. Por mais que a parte burocrática tome tempo, que se afastar um período signifique fugir um pouco dos planos, ou que o desconforto da mudança pareça um grande desafio, o ganho resultante de estudar no exterior compensa e muito. É impossível voltar sendo a mesma pessoa; algo é sempre incorporado e melhorado. A proporção desse efeito depende do estudante e do quanto ele faz valer a pena. Este é o momento de se surpreender e fazer diferente; ser mais do que nós somos e aprender com isso.

 

Programa de Intercâmbio Acadêmico Ciência sem Fronteiras

Marilia Cardoso

Marilia Cardoso Yokosawa | Coimbra - Portugal

A vontade de conhecer uma realidade diferente da minha foi o que mais me motivou. A parte do intercâmbio de que eu mais gostei foi ter a oportunidade de conhecer novos países, e o que eu tirei de mais relevante foram as amizades que construí lá fora. Eu diria que foi a melhor experiência da minha vida, e que eu não hesitaria em ir novamente.