FORUMBRAFITEC

Professores da UFG participam do XI Fórum Brafitec

En 17/06/15 12:11 . Actualizado en 17/06/15 12:14 .

             Aconteceu nos dias 10 a 13 deste mês, na cidade de Curitiba, capital do Paraná,  o XI Fórum Brafitec (Brasil France Ingénieur Tecnologie). O tema desta edição do evento foi “A formação de engenheiros no contexto dos desafios e soluções de Cidades Inteligentes”.

            No fórum fez-se o balanço anual desse programa de intercâmbio acadêmico, além de se discutir as perspectivas, do ponto de vista das instituições, das organizações e dos estudantes franceses e brasileiros que participam do mesmo. O Brafitec existe há cerca de 15 anos, durante os quais passou por contínuo aperfeiçoamento e deu origem a outros importantes programas da CAPES, como o Branetec, o Unibral e o Ciências sem Fronteiras. O foco principal dos debates fixou-se na internacionalização das universidades brasileiras, acordos de dupla diplomação na graduação e doutorados cotutela. Esta tendência já é uma realidade tanto na Europa como na América do Norte e, segundo as discussões no evento, um caminho natural e sem volta para o ensino superior no Brasil. Adicionalmente, foram apresentadas parcerias de sucesso entre Universidades, Centros de Pesquisas e o Setor Industrial, bem como os desafios da formação dos engenheiros, no sentido de promover o desenvolvimento e a inovação.

           Os professores Rodrigo Pinto Lemos (EMC), Marcus Fraga Vieira (FEF) e Oswaldo Cascudo (EEC) compareceram ao evento representando os projetos Brafitec da UFG. O fórum também contou com a presença de professores de várias instituições francesas participantes do programa, especialmente aqueles de instituições parceiras da UFG, como oProf. Vincent Augusto (Mines Saint-Étienne), Profa. Cláudia Villela (Institut Mines Télécom no Brasil), Prof. Bernard Bayle (Télécom Physique Strasbourg), Prof. Alain Chamayou (Mines Albi-Carmaux), Profa. María Fernanda Le Goff (Télécom Bretagne), entre outros.

 fotoFORUMBRAFITEC

Da esquerda para a direita:Prof. Vincent Augusto (Mines Saint Étienne), Profa. Cláudia Villela (Institut Mines Télécom no Brasil), Prof. Bernard Bayle (Télécom Physique Strasbourg), Prof. Rodrigo Pinto Lemos (EMC/UFG), Prof. Alain Chamayou (Mines Albi), Profa. María Fernanda Le Goff (Télécom Bretagne) e Prof. Marcus Fraga Viera (FEF/UFG).

 

Categorías: Notícias