
Pesquisador argentino visita laboratório do Instituto de Química da UFG
O Laboratório de Métodos Eletroforéticos do Instituto de Química (IQ) da UFG recebe Federico Figueredo, aluno de doutorado em Química Biológica da Universidade de Buenos Aires – Argentina, que permanecerá na UFG até o final de setembro deste ano.
Federico é formado em biologia e atualmente está desenvolvendo biossensores descartáveis em plataformas de papel, empregando nanomateriais a base de carbono para promover ensaios eletroquímicos. Segundo o argentino o objetivo da investigação é poder desenvolver dispositivos analíticos de baixo custo para poder detectar analitos de interesse clínico e ambiental, para isso foram utilizados diversos materiais nanoparticulados, além de serem aplicados conhecimentos da área de biossensores eletroquímicos e colorimétricos.
O Grupo de Métodos Eletroforéticos (GME), que se encontra no IQ da UFG e é coordenado pelo Prof. Wendell Coltro, atua no desenvolvimento de sistemas analíticos miniaturizados dedicados para aplicações bioanalíticas, incluindo reatores enzimáticos, dispositivos tridimensionais, diagnósticos clínicos, estudo de doenças neglicengicas, estudos forenses e monitoramento ambiental.
Federico Figueredo
Categorias: notícias