
Escola francesa assina acordo de duplo diploma com EEMC - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação
Fruto de parceria consolidada no âmbito do Programa BRAFITEC, Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFG e o IMT (Institut Mines-Télécom) é assinado com a École Nationale des Mines de St-Étienne (EMSE), França, para regulamentar o Programa de Dupla Diplomação envolvendo os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação, da UFG, e os Mestrados “Ingénieur Civil des Mines, Ingénieur Spécialité Microélectronique et Informatique e Diplôme National de Master (Mestre em Ciências)”, da EMSE. Estudantes participantes poderão obter o Diploma francês de Engenheiro, válido em toda a União Europeia.
O Programa BRAFITEC (Brasil France Ingénieur Technologie), na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação (EMC), é desenvolvido por meio do Projeto “Engenharia e Saude: Cooperação Internacional para a Formação de Engenheiros para a Área de Saude” e prevê missões de estudos na França, por um período de 4 a 10 meses, e missões de trabalho de 7 a 20 dias. Foi primeiramente coordenado pelo Prof. Marcus Fraga Vieira, com apoio do Prof. Rodrigo Lemos Pinto, que coordena o Projeto atualmente e implementou o Programa de Duplo Diploma.
A UFG já participou de Programas de Dupla Diplomação no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), envolvendo instituições portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade da Beira Interior), contemplando estudantes dos seguintes cursos: Educação Física, Letras, Música, Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. À semelhança do BRAFITEC, o PLI é promovido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Outro Programa de Dupla Diplomação que a UFG integra é o Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique, promovido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Moçambique). Segundo relatório da Capes (disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Contas_Publicas/Relatorio-de-Gestao-2012.pdf):
Esse programa objetiva auxiliar a formação de professores moçambicanos em exercício na Educação Básica e na capacitação de técnicos administrativos do serviço público de Moçambique. A atuação é por meio da realização de cursos superiores a distância, articulados em polos de apoio presencial instalados em Moçambique, os quais ofertam os cursos sob responsabilidade das universidades locais em parceria com Instituições de Ensino Superior Brasileiras.
No caso do PLI, somente estudantes da UFG é que obtiveram diploma de instituições portuguesas. No caso do UAB-Moçambique, somente estudantes moçambicanos é que obterão diploma da UFG. Diferentemente desses programas, desenvolvidos no nível de graduação, o acordo assinado entre a UFG e a EMSE possibilitará que tantos estudantes da UFG obtenham um diploma francês, como estudantes da EMSE obtenham diploma da UFG.
Mais informações sobre o Programa de Dupla Diplomação UFG/EMSE podem ser obtidas em: https://www2.emc.ufg.br/n/91588-alunos-da-emc-agora-podem-ter-duplo-diploma-internacional
Categorias: Notícias