Dúvidas frequentes

Acordos

Sou professor e gostaria de criar um convênio com uma Universidade que já tenho parcerias de pesquisa, como devo proceder?
Clique aqui para verificar as instruções iniciais a seguir.

Como posso renovar um acordo internacional?
Os passos de estabelecimento de um novo acordo, ainda que seja de uma parceria já existente, estão disponíveis aqui

Mobilidade

Quais os certificados de idiomas aceitos pela UFG para fazer intercâmbio?
Depende da exigência da universidade estrangeira.

Para a língua inglesa, geralmente podem ser requeridos:
a) TOEFL IBT (Internet-Based Testing): mínimo de 72 pontos, com validade de dois anos;
b) TOEFL ITP (Institutional Testing Program): mínimo de 543 pontos, com validade de dois anos;
c) IELTS (International English Language Test): mínimo 6, com validade de dois anos, sendo que cada banda (listening, reading, writing e speaking) deverá ter nota mínima cinco; ou
d) Certificado de Cambridge: nível mínimo B2, sem prazo de validade.

Como posso saber das oportunidades de intercâmbio?
No site da SRI https://sri.ufg.br/ , no instagram @sri_ufg ou Facebook

Quais são os acordos vigentes da UFG?
Você pode encontrar os acordos aqui !

Se minha Unidade Acadêmica ou a UFG não possuir convênio com a Universidade estrangeira na qual quero realizar intercâmbio, como devo proceder?

Para realizar intercâmbio a UFG não precisa ter o convênio entre universidades, porém há instituições que requerem o estabelecimento de acordo para a realização da mobilidade acadêmica. O edital geral possibilita ao estudante escolher a universidade que queira ir, porém esse edital não possui nenhuma bolsa de estudos.

Como posso obter meu diploma em idioma estrangeiro?

A UFG não possui nenhum órgão que faz traduções juramentadas de documentos É necessário procurar um órgão especializado em traduções juramentadas ou pessoas regularizadas para isso. Esse link possui algumas informações sobre tradutores https://www.juceg.go.gov.br/orientacoes-e-modelos/tradutores.html

Recebi um convite para estudar com bolsa nos Estados Unidos (ou outro país), quais documentos devo enviar?
O edital geral possui toda a documentação necessária para regularizar a sua mobilidade perante a UFG.

Os editais da SRI são para todos os cursos da UFG?
Com exceção de alguns editais que são específicos para alguns cursos, normalmente os editais são para todos os cursos. Essas informações sobre os cursos permitidos sempre estarão descritos nos editais.

As disciplinas que farei no intercâmbio serão aproveitadas no meu curso na UFG?
Sim, mas é preciso ter o aval de seu coordenador de curso no plano de estudos antes da sua viagem.

A SRI faz transferência de curso para uma universidade estrangeira?
Não, a SRI é responsável pela mobilidade acadêmica, que permite ao estudante realizar parte dos estudos em instituições estrangeiras.

Posso trabalhar com o visto de estudante?
Não. Para fazer intercâmbio é necessário obter o visto de estudante. Cada país tem sua própria legislação a respeito.

Quanto tempo posso fazer meu intercâmbio?
Cada edital com bolsa de estudos possui um período pré-determinado.

Posso escolher qualquer universidade estrangeira para fazer meu intercâmbio?
Sim, porém se escolher uma universidade estrangeira que a UFG possui algum convênio, facilita nos trâmites de aceitação e na possibilidade de obter isenção de taxas acadêmicas.

Quais são os requisitos para fazer mobilidade?
Cada edital possui os seus requisitos, por isso é muito importante ler atentamente as informações do edital.

Preciso saber falar alguma língua estrangeira para fazer intercâmbio?
É preciso verificar no site de cada universidade estrangeira sobre os tipos de teste e o nível necessário para candidatura.

Sou professor(a)/estudante e quero/posso hospedar um estrangeiro(a). Como devo fazer?
Envie um e-mail a mobilidade.sri@ufg.br ou entre no Grupo do Facebook UFG Home Stay

Sou brasileiro(a) e estudo em uma universidade estrangeira, posso fazer mobilidade na UFG?
A Resolução 828/2007, que regula a mobilidade acadêmica internacional na UFG, estipula que: Art. 8º Não poderá participar de Programa de Intercâmbio Internacional o estudante brasileiro que esteja realizando curso de graduação no exterior.

Sou servidor da UFG e estarei em missão no exterior, posso solicitar o Passaporte oficial?

Todos os servidores da UFG, docentes e TAEs, podem solicitar o Passaporte oficial, desde que haja o afastamento com ônus parcial ou total para a UFG. O servidor deve pedir diretamente ao Diretor(a) da Unidade Acadêmica o ofício modelo encaminhado pela SRI. Depois deve enviar o formulário diretamente no site do MRE juntamente com os documentos necessários.

Qualquer dúvida adicional acesse aqui

Se tiver mais alguma dúvida envie e-mail para mobilidade.sri@ufg.br ou acordosinternacionais.sri@ufg.br , mensagem pelo Whatsapp Business ou ligue no 3521-1165