História das Relações Internacionais na UFG

A trajetória da Cooperação Internacional acadêmica na UFG  oficializou-se em 1987, ano em que foi implantado o Núcleo de Relações Internacionais da UFG. Posteriormente, no mesmo ano, o professor Joel Pimentel de Ulhôa, Reitor à época, criou a Assessoria de Assuntos Internacionais, órgão responsável pelo desenvolvimento e ampliação da cooperação internacional da instituição com congêneres de outros países. A primeira assessora nomeada foi a professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira. Sua tarefa principal incluiu, assim, a estruturação da Assessoria por meio da definição dos objetivos, da programação de suas atividades e das condições de funcionamento.

A iniciativa de investimento no âmbito internacional foi muito bem vista no cenário acadêmico, levando a UFG a destacar-se como uma das mais notáveis universidades a investir nos núcleos de relações internacionais no Brasil, dessa forma “mantendo contatos importantes que começam a abrir as portas do exterior para a universidade”, conforme o Relatório Sintético das Atividades da UFG em 1987.

No ano seguinte, o professor Ruy Rodrigues da Silva assumiu a posição de assessor com o compromisso de manter e desenvolver os trabalhos que já ganhavam notoriedade no contexto internacional. No ano de 1989, considerando a necessidade de fortalecer e ampliar os trabalhos relativos à internacionalização acadêmica, o Reitor supracitado implementou a Comissão do Conselho Consultivo da Assessoria de Assuntos Internacionais, cujas atribuições, competências e composição foram definidas no Regimento Interno da Assessoria. Nesse mesmo ano, foram designados como membros da comissão os professores Fernando Pelegrini, Heitor Rosa, Raquel Teixeira e Ivo de Carvalho.

A Assessoria passou a se chamar Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) em 1991, tendo como primeiro Coordenador de Assuntos Internacionais o professor Orlando Afonso Valle do Amaral. Em 1994, a professora Raquel Teixeira retomou a gestão das ações concernentes à cooperação internacional da UFG, assumindo como Coordenadora da CAI . Entre 1998 e 2005, a professora Adriane Cecília Teixeira de Oliveira Teles exerceu a função de coordenadora, iniciando uma nova fase de desenvolvimento das relações acadêmicas internacionais da UFG.

Com a posse do professor Edward Madureira Brasil em 2006, como reitor da UFG,  a professora Ofir Bergemann de Aguiar assumiu a coordenação da CAI, cargo que ela ocupou até agosto de 2018. Durante sua gestão, a influência e a abrangência dos projetos ligados ao cenário acadêmico internacional ampliaram-se de forma significativa. Ao longo de sua atuação como Coordenadora de Assuntos Internacionais, foi significativo igualmente o alcance da visibilidade desse órgão, tanto internamente quanto externamente à UFG. O início de sua gestão foi marcada por duas importantes contribuições: implementação da figura do Coordenador Substituto e a regulamentação do intercâmbio acadêmico discente por meio da aprovação da Resolução CEPEC nº 828/2007. Nessa época, a servidora técnica administrativa da CAI, Alexandra Nogueira da Silva, foi nomeada como a primeira Coordenadora Substituta da CAI.

Ao longo de seu terceiro reitorado, iniciado em janeiro de 2018, o professor Edward Madureira Brasil efetuou uma significativa reestruturação administrativa da UFG , que incluiu a criação e a redefinição de setores e órgãos superiores da instituição. E, em agosto de 2018 nomeia como Coordenador de Assuntos Internacionais da UFG o professor Francisco José Quaresma de Figueiredo. Na gestão do professor Francisco José Quaresma de Figueiredo,  a CAI foi alçada à condição de Diretoria de Relações Internacionais. Atualizou-se a sigla para DRI, iniciando-se uma nova fase de cooperação acadêmica internacional, com vistas também ao fortalecimento da "internacionalização em casa", por meio da ampliação da oferta de disciplinas em línguas estrangeiras, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. Posteriormente, em 2021, a DRI foi transformada em Secretaria de Relações Internacionais (SRI). Durante essa gestão, foram criados o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, em 25/10/2019, e a Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA/UFG), em 21/10/2021. Foi também elaborado e entregue à comunidade universitária o Plano Estratégico de Internacionalização, fruto da participação da UFG no ACE Laboratory.

Na gestão da reitora Angelita Pereira Lima (2022-2025), a professora Laís Forti Thomaz, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais, assume a gestão da Secretaria e a professora Rejane Faria Ribeiro-Rotta, da Faculdade de Odontologia, assume como Secretária adjunta.