Entre Afeições e Afetos
Nesta quinta-feira (dia 14), às 20h, será exibido o média metragem Entre Afeições e Afetos no Cine Lumière, Banana Shopping. O filme, dirigido pela professora Rosa Berardo, trata da relação afetiva entre pais e filhos, da dificuldade dos adultos de assumirem seus filhos e das seqüelas psicológicas causadas numa criança, pela falta de afetividade.
A história se passa numa pequena cidade do interior nos anos 60. Um casal com dificuldades em ter filho roga a Deus ou ao Diabo para que nasça uma criança. Finalmente nasce um bebê e este é abandonado pelos pais, que não suportam o choro da criança e passam a acreditar que o filho é amaldiçoado. Alguns anos depois começam a acontecer fatos estranhos na cidade, envolvendo, principalmente, as crianças que freqüentam a catequese e se preparam para a primeira comunhão. O autor das “diabruras acaba sendo descoberto pelo grupo e é desprezado e expulso pelas crianças da catequese. Acaba abandonado pelos pais, sem família e sem suporte no seu grupo social. O filme tem um final surpreendente onde os personagens reais se transformam em bonecos de massinha, misturando representação realista e animação em stop motion. O conteúdo do média metragem varia entre a comédia leve e o drama de cunho psicanalítico, levando o espectador à uma reflexão sobre suas relações afetivas e seus impulsos agressivos.
Após a exibição do filme haverá debate com a Profa. Dra. Silvia Rosa Silva da Faculdade de Educação da UFG e com o Psicanalista Dr. Álvaro Veloso, membro da Sociedade Goiana de Psicanálise.
Realização :
O filme foi realizado dentro de um projeto de ensino de cinema na Escola Interamérica, idealizado pela profa. Dra. Rosa Berardo, profa. de cinema e fotografia da UFG. Durante o ano os alunos da sexta-série do ensino fundamental tiveram aulas de história do cinema com Rosa Berardo e com ela também aprenderam a significação dos elementos da linguagem cinematográfica. Estudaram ainda os movimentos de câmera e a finalidade de sua utilização dentro de um filme. Os alunos contribuíram na criação dos diálogos dos personagens trabalharam como atores, participando ativamente das gravações.
As filmagens foram feitas no Memorial do Cerrado da UCG nos meses de setembro à novembro de 2006.
