
Docentes da UFG são aprovados em Chamada para pesquisa no Reino Unido
Quatro professores ativos da UFG têm projetos aprovados na Chamada CONFAP-CNPq-UK Academies 2022
Quatro professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram seus projetos aprovados na chamada CONFAP-CNPq-UK, que visa fomentar o trabalho conjunto entre pesquisadores britânicos e brasileiros. Os docentes são das faculdades de Arquitetura e Urbanismo; Odontologia; Faculdade de Ciências e Tecnologia de Aparecida de Goiânia; e da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação.
A Chamada CONFAP-CNPq-UK Academies 2022 está aberta, desde o dia 25 de maio, com o objetivo de fomentar a vinda de pesquisadores britânicos para trabalharem em conjunto com pesquisadores brasileiros, em institutos de pesquisa e universidades sediadas no Brasil. A chamada foi realizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com as instituições britânicas The Royal Society, The Academy of Medical Sciences e The British Academy.
O resultado parcial dos projetos aprovados na Chamada foi liberado em 30 de setembro com destaque para quatro nomes da UFG: Camila Gomes Sant'Anna, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás; Cláudio Rodrigues Leles, docente na Faculdade de Odontologia; Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, professor doutor da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Aparecida de Goiânia; Wander Gonçalves da Silva, atuante na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC.
Para a submissão da proposta, os docentes não receberam apoio de discentes, com exceção de Cláudio Leles. "O projeto financiou uma bolsa de Iniciação Científica de 2 anos para a estudante da Faculdade de Odontologia, Joyce Borges Cardoso. O projeto também foi vinculado a uma tese de doutorado com período de estágio no exterior na Queen's University Belfast pela discente Jéssica Maia Zago. Outras duas alunas de graduação da Faculdade de Odontologia tiveram seus trabalhos de Iniciação Científica vinculados a este projeto (Angélica Magalhães Neta e Gabriela Montenegro dos Anjos Goncalves)".
O docente Rodrigo Pereira, um dos pesquisadores que tiveram projetos aprovados, explica que, pela complexidade do trabalho, foi necessário um esforço coletivo de diferentes cursos e professores. Entre esses docentes, Rodrigo explica que foram fundamentais, ao envio da proposta, o professor Dr. Rodrigo Barbosa Monteiro Cavalcante (Nutrição - FANUT/UFG); a professora Dra. Nadya Regina Galo (Eng. de Produção - FCT/UFG); e o professor Dr. Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira (Eng. de Transportes - FCT/UFG). Além deles, o mestre Dr. Viachaslau Filimonau, da Business School/School of Hospitality and Tourism Management, da University of Surrey, também contribuiu. Rodrigo pontuou ainda que futuramente os discentes dos cursos citados colaborarão com o projeto.
Para o envio da proposta para a CONFAP, a professora Camila afirma que não teve participação direta dos estudantes. Entretanto, para a realização da pesquisa posterior, os alunos Roberta Dias Ferreira e Emerson Lucas Godoi de Melo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFG-Goiás já estão participando.
Foram encontradas algumas dificuldades para a submissão das propostas. O professor Wander Gonçalves, por exemplo, afirma que o seu maior desafio foi a elaboração do projeto de pesquisa. Já o professor Rodrigo lamenta a dificuldade de aprovação dos projetos de jovens doutores. "Isso é desestimulante e desanimador", afirma. Além de ressaltar outros pontos desafiadores, como a falta de recursos e/ou de infraestrutura, e a falta de apoio dos outros cursos da Universidade.
Para o docente Claudio Leles, "o principal desafio é a articulação prévia com o pesquisador no Reino Unido e a possibilidade de trabalhar em conjunto de forma eficiente e produtiva.". Semelhantemente, a professora Camila achou desafiador compreender como estruturar a proposta com o Prof. Ian Mell (o pesquisador estrangeiro) e conseguir colocá-la nos dois sistemas, o da CONFAP e o da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás). Com mais facilidade, Camila já participou de um workshop junto com Ian Mell, tendo o auxílio da Newton Fund e da FAPEG. Vale ressaltar também que, com a vinda do pesquisador para o Brasil, os parceiros lançarão um livro em conjunto, com o título: Planning with Landscape: Green Infrastructure to Build Climate-Adapted Cities da Springer International Publisher (editora).
Quelle: SRI e FAPEG