Professora-pesquisadora da UFG faz intercâmbio com o Canadá.
A professora Denise Paiva Ferreira, do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), foi contemplada com subvenção para participação no Programa Intercâmbio de Pesquisa Canadá-América Latina e o Caribe (LACREB), financiado pelo Centro Internacional de Investigações para o Desenvolvimento e organizado pela Associação de Universidades e Faculdades do Canadá.
1. Qual a expectativa da senhora com a viagem e como avalia os benefícios que intercâmbios como esse podem trazer aos pesquisadores?
R: A meu ver a viagem servirá para dar prosseguimento a agenda de estudos e pesquisa que vem sendo desenvolvidas por mim e pela professora Simone Bohn da York University.Além disso terei a oportunidade de intercambiar idéias, estudos com pesquisadores canadenses que têm se dedicado ao estudo do Brasil. Em segundo lugar pretendemos que a viagem seja o ponto inicial de um intercâmbio entre a UFG e a Universidade de York. Desse modo, poderá no futuro abrir espaço para intercâmbio de alunos e professores das duas instituições.
R: Atualmente estamos desenvolvendo um survey, em nível nacional, que visa analisar como as oscilações na preferência eleitoral é percebida do ponto de vista do eleitor. Os dados iniciais que dispomos permitem análise agregadas.
3 - Que mudança no perfil socioeconômico do Brasil é apontada como principal causadora dessa redução na volatilidade eleitoral nos últimos 20 anos?
R: Nosso estudo indica que a volatilidade eleitoral vem decrescendo, tanto no plano federal que quanto estadual. Desse modo o eleitor tem mantido, em grande medida, suas escolhas eleitorais. Um dos fatores preponderantes e principais preditores tem sido a performance governamental ainda que fatores socieconômicos como renda, escolaridade (indicadores mais diretos do perfil dos eleitores) sejam também importantes.
资源: CAI/UFG