Editais em Aberto
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação fez um apanhado de todos os programas e bolsas cujos editais estão disponíveis e em aberto ainda.
A CAI selecionou alguns deles, referentes à cooperação internacional, e, logo abaixo, você pode conferir os detalhes de cada um desses programas.
O Download do arquivo completo em documento Word está disponível ao fim do artigo.
|
Programa regional MATH-AmSud
Objetivos
O Programa regional MATH-AmSud é uma iniciativa para gerar e fortalecer as capacidades regionais da América do Sul e a cooperação com a França mediante implantação de redes de pesquisa-desenvolvimento em matemática, através da apresentação de projetos comuns.
Seus objetivos são:
* Desenvolver a colaboração em matemática por meio de intercâmbios de pesquisadores e de informação entre os países da América do Sul envolvidos, e entre estes últimos e a França.
* Apoiar os projetos de pesquisa fundamental e aplicada com um componente regional entre a França e pelo menos dois países sul-americanos associados ao projeto.
* Favorecer na América do Sul a sinergia com outros programas regionais e multilaterais deste setor, em particular com a União Européia.
|
Público Alvo
Podem se candidatar unidades e laboratórios de pesquisa, públicos ou privados, vinculados a estabelecimentos de ensino superior, a organismos de pesquisa ou às empresas; A proposta deverá associar pelo menos um grupo de pesquisa francês e no mínimo dois grupos de pesquisa de países sul-americanos participantes; A proposta deve indicar um responsável científico por país (Diretor Científico) e dentre todos os participantes, também indicar o Coordenador Internacional; A proposta deve ser apresentada pelo pesquisador brasileiro a Capes, usando o formulário único disponível em anexo ao edital; A proposta apresentará cronograma para uma duração máxima de 2 (dois) anos, e o coordenador internacional deverá encaminhar relatório anual de atividades para a Secretaria até 30 de setembro de 2009. Ao final de cada ano, e de acordo com o relatório de atividade realizado, o Programa decidirá se renovará o financiamento para o ano seguinte.
|
Prazo final para envio das propostas: 15 de maio de 2009.
Modalidades de Apoio:
* Bolsas e passagens aéreas internacionais nos termos vigentes na CAPES para estudantes brasileiros engajados nos projetos;
* Passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão no Programa.
Mais informações: Site CAPES
|
Programa STIC AmSud/CAPES
Objetivos
"Programa de Cooperação em Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação FRANÇA - AMÉRICA DO SUL"
O Programa é uma iniciativa da cooperação francesa e brasileira com o intuito de incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes de pesquisa e desenvolvimento no domínio das Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação (STIC).
Seus objetivos são:
• Desenvolver instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa.
• Selecionar e financiar projetos conjuntos de pesquisa, tendo em sua dimensão o potencial de inovação e de transferência tecnológica, envolvendo a França e pelo menos dois países sul-americanos parceiros.
• Favorecer as sinergias com outros programas regionais e multilaterais na área.
|
Público Alvo
Esta chamada está aberta a todos os temas relevantes no âmbito das áreas das Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação (STIC).
* A proposta deve ser apresentada pelo pesquisador brasileiro a Capes. O grupo de pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sulamericana, que apresentarão simultaneamente suas propostas às contrapartes estrangeiras envolvidas no presente programa;
* A proposta deve ser submetida usando o formulário único disponível em anexo a esse edital e conter as seguintes informações:
- Demonstração dos ganhos acadêmicos a serem obtidos com a colaboração com as equipes francesa e do país sul-americano parceiro, destacando sua singularidade e especificidade na área de STIC;
- Detalhamento das atividades que serão desenvolvidas, descritas de forma objetiva, apresentando sua justificativa e relevância, e definição dos indicadores de desempenho correspondentes, bem como explicitando o envolvimento da equipe técnica da instituição executora;
- Disponibilidade de infra-estrutura para o desenvolvimento do projeto de pesquisa;
- Orçamento detalhado informando as missões de estudo e trabalho necessárias por parte de cada parceiro;
- É recomendado que a duração da missão seja, no mínimo, de 10 dias da França para a América do Sul, de uma semana na região sul-americana e, no máximo, de 30 dias.
- A solicitação deverá ter 10 (dez) páginas. O formulário será usado, também, na fase de avaliação internacional, sendo imprescindível o fornecimento em inglês de todas as informações solicitadas.
|
Prazo final para envio das propostas: 15 de maio de 2009.
• Modalidades de Apoio: Bolsas e passagens aéreas internacionais nos termos vigentes na CAPES para estudantes brasileiros engajados nos projetos;
• Passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão no Programa.
Mais informações: EDITAL
|
Vagas para pós-doutorandos em Paris
Objetivos
A Fundação Ciências Matemáticas de Paris lançou chamada com o objetivo de selecionar pós-doutorandos para 15 postos remunerados em matemática e em informática básica.
|
Público Alvo
Os candidatos devem ser titulares de um doutorado em matemática ou informática já concluído ou a ser defendido antes de 1º de outubro de 2009.
|
Encerramento das inscrições: até o dia 17 de dezembro de 2009.
Modalidades de apoio: Os pós-doutorandos, escolhidos pelo critério da excelência científica, serão contratados e receberão remuneração mensal líquida de 2,5 mil euros.
Mais informações: Site Sciences Maths - Paris
|
Programa Geral de Cooperação Internacional
Objetivos
Fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras, situadas em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais
|
Público Alvo
O programa promoverá a mobilidade de docentes, pesquisadores e estudantes de pós- graduação entre IES brasileiras e estrangeiras, devendo a proposta estar vinculada a um ou mais programas de pós-graduação avaliados pela CAPES, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7.
A coordenação do projeto estará a cargo de docente com título de doutor há pelo menos 05 (cinco) anos e com comprovada capacidade técnico-científica para o desenvolvimento do projeto.
A equipe do Brasil deverá ser composta de pelo menos dois doutores, além do Coordenador.
A proposta deverá ter caráter inovador, considerando inclusive o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, e explicitando as vantagens da parceria.
|
Prazo final para envio das propostas: fluxo contínuo
• Modalidades de Apoio: Bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado; Passagens áreas internacionais e diárias para a equipe brasileira no país destino, nos termos das normas vigentes da CAPES; Custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (valor máximo de R$ 10.000,00).
Mais informações: EDITAL
|
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Objetivos
O objetivo do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) é contribuir para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nacional para 6, até 2.022, ano do bicentenário da independência do Brasil. O programa vai unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde os Idebs estão abaixo da média nacional, que é de 3,8.
|
Público Alvo
Poderão apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais de ensino superior e centros federais de educação tecnológica que possuam cursos de licenciatura com avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), na forma da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e que tenham firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos Municípios, dos Estados ou do Distrito Federal, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid nas atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas na escola pública.
|
Prazo final para envio das propostas: fluxo contínuo
Modalidades de Apoio: Será concedido o montante de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por ano, por área de conhecimento no Projeto aprovado, a título de verba de custeio para sua execução.
Mais informações: EDITAL
|
Chamada Pública de Projetos para a Escola de Altos Estudos
Objetivos
Fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado, bem como no pós-doutorado, mediante a visita de docentes e pesquisadores (pesquisadores visitantes), em apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu ministrados no País.
|
Público Alvo
• Cursos e programas de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente com notas 5, 6 e 7, conforme processos de avaliação conduzidos pela CAPES.
• Sociedades de pesquisa científica credenciadas junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
|
Encerramento das inscrições: fluxo contínuo
Modalidades de apoio: São itens financiáveis passagens aéreas internacionais, diárias e bolsa de disseminação de estudos; material de consumo; aquisição de acervo bibliográfico; serviços de tradução simultânea; infra-estrutura de teletransmissão e gravação e legendagem de curso em DVD ou outros meios e transcrição das aulas.
Mais informações: EDITAL
|
Programa de Cooperação Brasil-Uruguai
Objetivos
Apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisadores de IES do Brasil e da Universidad de La Republica, do Uruguai, através de ações integradas, incluindo docentes universitários e pesquisadores, assim como estudantes de doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado.
|
Público Alvo
A equipe brasileira proponente, em parceria com um programa de pós-graduação da Universidad de La Republica, de inegável atuação científica deverá ter na sua coordenação docente/pesquisador brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos com reconhecida competência na área e ter disponibilidade de tempo para as atividades científicas e administrativas envolvidas no projeto.
Obs: Cada equipe proponente poderá apresentar apenas um projeto. Seguir roteiro constante no edital (ver link abaixo); Encaminhar o projeto via Pró-Reitoria.
|
Encerramento das inscrições: Fluxo Contínuo
Modalidades de apoio: A principal modalidade de apoio é o financiamento de missões de trabalho e de estudos. No caso da missão de estudos o apoio será dado em forma de bolsas de doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado (no Uruguai, para estudantes brasileiros)
Mais informações: Site CAPES
|
Edital MCT/CNPq/FINEP
Objetivos
Apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de âmbito nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2009 a 30 de junho de 2010.
|
Público Alvo
Poderão apresentar propostas:
a) Pesquisadores, professores e especialistas com vínculo empregatício (celetista ou estatutário) ou funcional com:
- Instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos;
- Centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos;
- Empresas públicas, que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação.
b) Pesquisadores aposentados, desde que mantenham atividades acadêmico-científicas vinculadas a IES, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos;
c) Dirigentes de Associação Científica ou Tecnológica de âmbito nacional;
– A instituição de vínculo, doravante denominada “Instituição de Execução do Projeto”, deverá ser constituída sob as leis brasileiras e ter sua sede e administração no Brasil.
– O proponente será, necessariamente, o pesquisador coordenador do projeto.
– Ao apresentar a proposta o proponente assume o compromisso de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao perfeito cumprimento do seu objeto, preservando atualizados os seus dados cadastrais juntos aos registros competentes.
|
Prazo final para envio das propostas:
- Cronograma 1: Eventos de 01/07/2009 a 31/12/2009: 04/05/2009
- Cronograma 2: Eventos de 01/01/2010 a 30/06/2010: 28/09/2009
Modalidades de Apoio: O presente Edital prevê a aplicação de recursos financeiros, não reembolsáveis, no valor global estimado de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), sendo R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) provenientes do orçamento do CNPq e R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) provenientes do orçamento da FINEP. Deste montante, R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) serão destinados para eventos a serem contratados no segundo semestre de 2009 e R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais) para eventos a serem contratados no primeiro semestre de 2010.
As propostas serão enquadradas em uma das seguintes faixas, de acordo com a natureza do evento:
Natureza das Propostas
Valor
Eventos novos e/ou episódicos com histórico inferior a 10 (dez) anos
Não limitado
Eventos regulares de pequeno porte com histórico superior a 10 (dez) anos
Até R$15.000,00
Eventos regulares de médio porte com histórico superior a 10 (dez) anos
Até R$50.000,00
Eventos regulares de grande porte com histórico superior a 10 (dez) anos
Até R$150.000,00
Mais informações: EDITAL
|
Auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha para doutorandos brasileiros 2009.
Objetivos
Viabilizar a permanência de doutorandos brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da bolsa no país da agência brasileira.
|
Público Alvo
Requisitos:
• bolsa de doutorado no país de agência brasileira
• Matrícula regular no curso de doutorado em universidade brasileira.
• Recomendação do orientador brasileiro
• Aceitação do orientador alemão da instituição alemã, mencionando o período da estadia
|
Prazo final para envio das propostas: fluxo contínuo
Modalidades de Apoio:
Benefícios por parte da agência brasileira:
• manutenção da bolsa de doutorado no país, no mesmo valor e sem alteração do prazo máximo de duração da mesma por parte do DAAD;
• ajuda de custo de € 1.075,00 para passagem aérea em estadias de até 3 meses ou de € 1.175,00 para estadias de 4 a 6 meses depositada na Alemanha com a primeira mensalidade do auxílio;
• seguro-saúde;
• auxílio mensal de € 350,00.
Mais informações: Site DAAD
|
Todos os Editais
Você pode baixar o documento original da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação clicando AQUI.
|
|