noticia1242912295.jpg

SITE EM REESTRUTURAÇÃO Abertas as inscrições para Bolsas de Pesquisa (Pós-Graduação) no Japão

Em 10/11/11 09:00. Atualizada em 21/08/14 11:44.
Estão abertas as incrições para bolsas de de Pós-Graduação, com objetivo da realização de pesquisas em universidades japonesas. Os benefícios da bolsa contam com as passagens aéreas e um valor para custear as despesas do dia a dia no Japão, inclusive a moradia.
Abertas as inscrições para Bolsas de Pesquisa (Pós-Graduação) no Japão

Detalhes
A Embaixada do Japão torna público a todos os interessados que estão abertas as incrições para bolsas de de Pós-Graduação, com objetivo da realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado ao prorrogá-la.

No processo seletivo de 2007, 43 bolsas foram oferecidas no Brasil todo, sendo que 6 dessas bolsas foram concedidas para a Embaixada do Japão (DF). O número de aprovados para cada consulado/embaixada poderá mudar anualmente.

Para pleitear às bolsas do MEXT não é necessário ter ascendência japonesa. É preciso ter nacionalidade brasileira.

Os benefícios da bolsa contam com as passagens aéreas e um valor para custear as despesas do dia a dia no Japão, inclusive a moradia. Existem universidades que têm dormitórios para estudantes, mas a questão da moradia deve ser verificada pelo próprio bolsista junto à universidade após a aprovação final. Normalmente, o bolsista pode permanecer um ano nestes dormitórios. Depois deste período, é preciso alugar um apartamento.

Todos os estudantes estrangeiros com visto de estudante devem entrar no “Kokumin Kenkou Hoken”, o seguro de saúde nacional do Japão. Com este seguro o bolsista paga apenas 30% do valor da consulta e em caso de altos custos de internação ou tratamentos é possível solicitar o reembolso ou o empréstimo do valor necessário.

A pesquisa deve ser realizada na área de formação ou em áreas co-relacionadas à área de formação do candidato. Para verificar se a pesquisa na área desejada é oferecida nas universidades japonesas, favor consultar os sites no item 16.

O projeto deve seguir a seguinte estrutura:
Título
Nome do candidato
Resumo ou Introdução (Contendo o Estado da Arte)
Conteúdo (Inserir justificativa)
Metodologia de pesquisa (Facultativo)
Referência Bibliográfica (Facultativo)


O texto deverá ter no máximo 4 páginas em papel A4, fonte Arial 12. O Projeto de Estudo deverá ser redigido em língua inglesa.

Em projetos de pesquisa que requeiram bibliografia em língua japonesa, como em projetos relacionados à Língua Japonesa, à Literatura Japonesa, à História do Japão, à Legislação ou Direito Japonês, etc. , o candidato deverá apresentar um bom desempenho no exame escrito de língua japonesa.

É necessário ter o pleno domínio da língua inglesa OU da língua japonesa.

O exame do ano anterior está disponível no site:
http://www.studyjapan.go.jp/en/toj/toj0308e.html#1

Após o exame de línguas a banca examinadora efetuará a análise da documentação e do projeto de pesquisa de todos que obtiverem acima da média de pontuação dos candidatos.

Os candidatos aprovados na entrevista terão os documentos enviados ao Japão que serão avaliados pelo MEXT e pela universidade japonesa pleiteada. O resultado da primeira avaliação (Aprovação Provisória), do MEXT, é divulgado, geralmente, até a primeira quinzena de Janeiro do ano seguinte. E a Aprovação Final, aceitação pela universidade japonesa, será divulgada até um mês antes da data de partida.

O catálogo das universidades japonesas, com informações sobre os cursos oferecidos, está a disposição para consulta na Embaixada do Japão, ou por meio dos seguintes sites:

Japan Student Services Organization (JASSO):
http://www.jasso.go.jp/index_e.html

Study in Japan – Comprehensive Guide:
http://www.studyjapan.go.jp/en

Diretory Database of Research and Development Activities(READ):
http://read.jst.go.jp/index_e.html








































































Downloads e Mais Informações
Regulamento para Bolsa de Pesquisa (Português)

Regulamento para Bolsa de Pesquisa (Inglês)

Formulário de Incrição

Os Interessados de Goiânia poderão fazer as inscrições na sala da CAI, localizada no Campus II da Universidade Federal de Goiás, até dia 26 de Maio.

Em breve estarão abertas também as inscrições para Bolsas de Cursos Profissionalizantes, Escolas Técnicas e Gradução. Aguarde mais informações.














Fonte: Embaixada do Japão e CAI