
UFG participa do Encontro Anual da NAFSA
Iniciativa é de grande importância para as relações da Universidade com instituições nacionais e internacionais
Entre os dias 30/5 e 2/6, em Washington DC, EUA, a Universidade Federal de Goiás (UFG) participou, pela primeira vez, do Encontro Anual da National Association of Foreign Student Advisers (NAFSA), atualmente denominada Association of International Educators. A secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Forti Thomaz, e a secretária adjunta e diretora de Programas Estratégicos da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Rejane Faria Ribeiro-Rotta, representaram a Universidade nesse que é o maior evento de Educação Internacional do mundo.
Mais de 20 representantes do Canadá, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Reino Unido, Taiwan agendaram reuniões com as professoras da UFG para discutir possibilidades de parcerias na pesquisa, ensino e extensão em nível de graduação e pós-graduação e potenciais acordos de cooperação com perspectivas de bolsas. Desses países, diversas universidades também entraram em contato com as representantes da UFG, como a Central Washington University (CWU), a New York Central University (NYCU), a UC Santa Barbara e a Pace University, dos EUA; a University of Waterloo, do Canadá; a Fontys Hogeschool ICT, da Holanda; entre outras. As professoras também procuraram mais instituições para apresentar a UFG, buscando por países estratégicos ou instituições que revelassem interesses comuns aos da Universidade.
Da mesma forma, o fortalecimento das relações científico-culturais com as grandes instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras que estavam no evento, bem como a diplomacia acadêmica, estavam entre os principais objetivos da participação da UFG no evento. Além disso, um dos motivos que reforçam a importância da participação da UFG nesse evento foi o subsídio para a SRI-Itinerante, que completou 14 unidades acadêmicas visitadas para mapeamento estratégico, visando articulação e fortalecimento de parcerias internacionais da UFG, através da mobilidade In e Out.
NAFSA
Seguindo o lema "Connecting People. Changing the World”, a NAFSA acredita que a educação internacional promove a compreensão, o respeito entre pessoas de diversas origens e perspectivas, avanços no aprendizado, além de ser essencial para o desenvolvimento de indivíduos globalmente competentes. Na edição que comemora os 75 anos do Encontro, que trouxe o tema “Inspirando um Futuro Inclusivo", estiveram no local 10 mil participantes/expositores de mais de 100 países: do Brasil, foram 30 instituições de ensino superior.
Os assuntos abordados na edição 2023 do Encontro Anual da NAFSA versam sobre as novidades acerca das últimas inovações, estratégias comprovadas e melhores práticas para educadores internacionais; o estabelecimento e desenvolvimento de parcerias institucionais visando a construção de um futuro mais inclusivo; e a construção de uma rede essencial para o sucesso profissional.
Desde que o Brasil participa das reuniões da NAFSA, essa foi a primeira vez que o estande brasileiro foi patrocinado integralmente pelo Governo do país, por meio de uma ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria de Ensino Superior no Ministério da Educação (SESU-MEC), e através do trabalho ativo da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) e do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).
A conselheira Bertha Gadelha, chefe dos setores cultural e educacional da Embaixada do Brasil em Washington DC, e a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior MEC, Jaqueline Pinheiro Schultz,estavam no evento apoiando as universidades brasileiras.