
UFG recebe professor e dois estudantes da Índia
Encontro foi possibilitado pelo acordo do Instituto Indiano de Tecnologia de Gandhinagar com a UFG
Na segunda-feira (19/6), a UFG recebeu os estudantes Kareena BeniWal e Amaan Ansari, e o professor Deepak Singhania, do Instituto Indiano de Tecnologia de Gandhinagar (IITGN). Eles foram recebidos no aeroporto pelo professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Marcos Severo.
O objetivo da vinda dos estudantes para a UFG é a realização de um estágio de pesquisa na área de Ciência de Dados, com orientação dos professores Marcos Severo, da FACE, e Celso Camilo, do Instituto de Informática (INF). Já o professor Deepak tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto voltado para políticas públicas locorregionais junto ao professor Marcos Severo.
No dia 26 de junho, os estudantes e o professor realizaram uma visita a dois dos câmpus da UFG. No Campus Samambaia, os locais visitados foram o Parque Tecnológico Samambaia (PTS), o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI), e o Laboratório de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPELab).
Fonte: Acervo Pessoal/Rejane Faria.
De lá, o grupo foi para o Campus Colemar Natal e Silva, onde visitou a Escola de Engenharia Civil e Ambiental e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (Labitecc), acompanhados da diretora Maria Carolina Brandstetter, do professor Humberto Carlos Ruggeri Júnior e da professora Andrielli Oliveira.
Além disso, o grupo também passou pelo o Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (CEHIGE), onde foi recebido pelo professor Maurício Sales, que compõe o Comitê Gestor.
Fonte: Acervo Pessoal/Rejane Faria.
IITGN
O IITGN é uma universidade pública de pesquisa localizada na cidade de Gandhinagar, capital da região indiana de Gujarat. Na universidade, são oferecidos programas de graduação e de pós-graduação em várias disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Dentre os programas oferecidos no IITGN, estão inclusos engenharia civil e química, ciência da computação, ciência dos materiais, química e ciência cognitiva. Além disso, o IITGN possui um acordo com a UFG, que possibilitou a vinda dos estudantes e do professor.
O Acordo Geral de Cooperação estabelecido entre o IITGN e a UFG foi iniciado em 2021, e se trata de um projeto de colaboração internacional. Inicialmente, o acordo previa apenas intercâmbio de docentes, o que permitiu ao professor Marcos Severo a oportunidade de ir à Índia lecionar e pesquisar no Instituto, mas, recentemente, o acordo foi expandido para incluir também estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Para o professor Marcos Severo, a internacionalização é um vetor importante do desenvolvimento pessoal e também do crescimento acadêmico e profissional. “Muitos pesquisadores e professores que hoje são referência em suas áreas têm experiências de internacionalização”, adiciona o professor.
“Se eu pudesse dar uma dica para alunos e professores, eu diria para procurarem estabelecer contatos internacionais e assim enriquecer os escopos de atividade, de suas parcerias, mas também como forma de crescimento e desenvolvimento pessoal”, diz Marcos.