
Faculdade de Letras realiza II Congresso de Integração de Saberes
Evento teve internacionalização e línguas estrangeiras como temas em destaque
Foi realizado, no dia 31/5, na Faculdade de Letras da UFG, o II Congresso de Integração de Saberes da Faculdade de Letras, que contou com palestras, lançamentos de livros e mesas-redondas.
A primeira apresentação foi da professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Kyria Rebeca Finardi, que trouxe uma palestra com o tema “Plenária 5 - O papel das línguas na internacionalização do ensino superior na pós-pandemia”.
Em seguida, foi realizado um lançamento de livros, como atividade cultural. Dentre os livros apresentados, esteve ‘Aprendendo com os Erros: uma perspectiva comunicativa do ensino de línguas’, de Francisco José Quaresma de Figueiredo, que foi Secretário de Relações Internacionais da UFG de agosto de 2018 a janeiro de 2022, e atualmente é diretor do Instituto Confúcio.
Alguns dos demais livros lançados foram: América Latina e língua espanhola: discussões decoloniais, de Cleidimar Aparecida Mendonça e Lima; A Língua Noke Koin (Katukina) Páno, de Maria Suelí de Aguiar; Introdução à Análise de Argumentação, de Isabel Cristina Michelan de Azevedo e Rubens Damasceno-Morais; dentre outros.
Dentre as mesas redondas do evento, a primeira trouxe como tema o ‘Ensino de Literaturas em Línguas Adicionais’ e foi moderada pela professora da UFG Neuda Lago , com a participação da professora da Universidade Federal de Campina Grande, Josilene Pinheiro-Mariz, da professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Divanize Carbonieri, e do professor da UFG Antón Corbacho Quintela, no debate.
A segunda mesa-redonda tratou da internacionalização do ensino superior no Brasil. Moderada pelo professor da UFG Gabriel B. Amorim, com a participação do professor Francisco Figueiredo (UFG), do técnico-administrativo da Secretaria de Relações Internacionais da UFG Marcos Linhares Goes e da professora Kyria Finardi, a mesa debateu os desafios ideológicos, orçamentário e organizacional da internacionalização das universidades brasileiras, abordando desde o fato de sermos o único país da América Latina a falar português até a teoria do sistema-mundo. Além disso, também foram discutidos problemas que dificultam tornar a internacionalização mais justa e acessível a todos, como a precariedade do ensino de línguas estrangeiras na rede pública.
Fonte: Acervo Pessoal/Marcos Linhares Goes.