
Inscrições abertas para o programa de bolsas Jovens Líderes Africanas
Oportunidade é voltada para mulheres nativas de Estados membros da União Africana e que tenham até 30 anos
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas Jovens Líderes Africanas (AfYWL), uma parceria entre o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e a Comissão da União Africana (AUC). As bolsas têm duração de 12 meses e os bolsistas serão designados a uma das unidades do PNUD, seja a sede em Nova York ou um de seus escritórios, no âmbito de um programa de aprendizado e desenvolvimento. As inscrições vão até 20/08.
O programa explorará diferentes áreas de desenvolvimento dentro das seis áreas de impacto estratégico da Oferta Estratégica Renovada do PNUD na África, sendo elas: 1) Governança dos Recursos Naturais; 2) Emprego e Empoderamento de Jovens e Mulheres; 3) Transformação Econômica Estrutural; 4) Energia Sustentável; 5) Mudanças Climáticas; e 6) Paz e Segurança.
Esta é uma parceria que visa proporcionar oportunidades para a juventude africana nas principais áreas de educação, emprego, empreendedorismo e envolvimento, e integrar jovens e mulheres em espaços-chave de desenvolvimento, além de construir uma nova geração de jovens líderes e especialistas africanas para servir a África e o mundo na concepção e implementação de programas de desenvolvimento no contexto dos ODS e da Agenda 2063.
Elegibilidade
Para se qualificar ao programa, os candidatos devem atender a um dos seguintes requisitos:
- Mestrado concluído ou equivalente em Economia, Ciência Política, Administração de Empresas, Relações Internacionais/
Desenvolvimento, Direito, Comunicações, Digitalização ou outro campo de desenvolvimento relacionado. - Máximo cumulativo de dois anos (pós-graduação/postmaster) de experiência de trabalho relevante e remunerada em pesquisa, análise e desenvolvimento, implementação e gerenciamento de programas/projetos.
Além disso, o candidato deve:
- ser de um Estado membro da União Africana;
- ter idade máxima de 30 anos na data da inscrição;
- ter fortes conhecimentos de inglês;
- estar disponível em 2023/2024 para dedicar 12 meses a bolsa;
- estar disponível no início de 2024 para participar de um workshop de indução em Adis Abeba, Etiópia (horário a ser confirmado/todos os custos cobertos);
- estar disposto a se mudar para o posto de trabalho, viver e trabalhar fora do país de residência;
- ter compreensão e interesse na erradicação da pobreza, transformação estrutural sustentável, ODS e Agenda 2063;
- ter capacidade de reunir informações abrangentes sobre problemas, de lidar com situações complexas e de avaliar e analisar informações com precisão para identificar problemas e soluções importantes;
- ter experiência em transformação digital, parcerias estratégicas e comunicações, inteligência de desenvolvimento e inovação também serão consideradas.
Apenas candidatos do sexo feminino são aceitos. A proficiência em pelo menos um idioma de trabalho adicional da UA (árabe, inglês, francês, português ou espanhol) é uma vantagem.
Benefícios
Como parte da bolsa, o bolsista se beneficiará das seguintes oportunidades de treinamento e aprendizado:
- Participação num workshop de indução dedicado em Adis Abeba (início de 2024) organizado conjuntamente pela AUC e PNUD (todos os custos cobertos);
- Acesso a um orçamento de aprendizagem destinado a atividades relevantes de aprendizagem/desenvolvimento;
- Participação em orientação regular por funcionários seniores do PNUD;
- Participação em um programa de treinamento de desenvolvimento de liderança transformadora desenvolvido em conjunto pela AUC e PNUD;
- Participação em eventos comunitários e de aprendizado sob medida direcionados a jovens profissionais do PNUD;
- Apoio do PNUD em outras atividades corporativas de aprendizado e desenvolvimento.
Além disso, o bolsista terá acesso às modalidades/oportunidades de treinamento e aprendizagem relevantes oferecidas no escritório receptor.
Para mais informações, acesse a página oficial.
Fonte: United Nations Academic Impact (UNAI)
Categorias: oportunidades