Docentes de diversas áreas realizam intercâmbio na Espanha. Além disso, pesquisador de universidade alemã é recepcionado na UFG

Em 23/12/11 00:04.

 

 

Docentes de diversas áreas realizam intercâmbio na Espanha. Além disso, pesquisador de universidade alemã é recepcionado na UFG

A professora Denise Paiva, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), é mais uma docente da UFG a realizar intercâmbio. Por meio do Programa de Mobilidade de Docentes das Universidades Públicas Brasileiras, a professora partirá no dia 30 deste mês e passará um mês na Universidade Autônoma de Madri (UAM).





O currículo e projeto apresentados pela docente foram contemplados pela bolsa da Fundação Carolina, da Espanha, e por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (CAI) da UFG, Denise Paiva irá aprimorar a pesquisa "Organização partidária no Brasil". Com atuação na área e a pesquisa em desenvolvimento, a professora definiu o intercâmbio como uma necessidade para fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na UFG. “Essas viagens são importantes tanto para divulgar a nossa universidade quanto para permitir diálogo entre pesquisadores”, comentou Denise.

Contemplado pelo mesmo edital, o professor Juliano José de Resende Fernandes, da Escola de Veterinária, viajou 1° de janeiro para pesquisar no Departamento de Ciencia Animal y de Alimentos da UAM. Ele deve retornar em 28 de fevereiro deste ano. Já Wagner Sanz, também por meio da Fundação Carolina, retornou no último dia 24 da Espanha. Pesquisador das áreas de lógica e filosofia, o docente da Faculdade de Filosofia permaneceu dois meses em Madri envolvido com atividades como investigação conjunta, elaboração de artigos e aulas na pós-graduação da UAM. Segundo Wagner, na cidade ele pôde entrar em contato com a diversidade cultural e acadêmica, além de trabalhar em uma das mais significativas instituições em sua área de pesquisa.





Ao voltar para a UFG, Wagner Sanz já envolveu-se em outra atividade de intercâmbio. Ele recepcionou o professor Thomas Piecha que veio da Universität Tübingen , na Alemanha. Essa é uma das mais antigas universidades alemãs, fundada em 1477, e com prêmios Nobel em áreas como Biologia Comportamental e Física. O docente estrangeiro veio com bolsa da fundação Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), uma das mais importantes da Alemanha. Wagner Sanz informou que entrou em contato com Piecha em 2008, quando realizou pesquisa como pós-doutor na instituição. Juntos, eles vão concluir artigos científicos e projetos de pesquisa. Além disso, será preparada uma pequena conferência específica sobre as interfaces da filosofia e da lógica.