mundo 2

UFG chega a 150 acordos internacionais

Em 22/12/23 10:52. Atualizada em 30/01/24 21:07.

Europa e América Latina são os principais continentes contemplados

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) terminou o ano de 2023 com um total de 150 acordos vigentes, sendo 63 acordos de cooperação firmados nesse ano com instituições acadêmicas internacionais, sediadas em 21 países. Os locais mais contemplados foram a Europa e América Latina, sendo  Colômbia, Espanha e Portugal os principais parceiros da Universidade Federal de Goiás. 

gráfico de acordos

Gráfico de totalização de acordos firmados por continente, sendo Europa, América Latina, América do Norte, África, Ásia e Multilateral, respectivamente.

 

Os acordos possuem diferentes objetivos e se mostram fundamentais para viabilizar mobilidades acadêmicas, cooperação em pesquisa e desenvolvimento, projetos de ensino, melhorias estruturais, além de eventos de divulgação científica, culturais, esportivos e de internacionalização.

“As universidades representam a universalização do conhecimento, elas surgem da necessidade do conhecimento passar as fronteiras. A internacionalização da instituição é fundamental para que haja essa troca de saber entre nações e desenvolver seus aspectos sociais e econômicos. Essas parcerias visam melhorar a qualidade dos discentes e docentes da Universidade, para que suas trajetórias acadêmicas tragam benefícios para a UFG e para a sociedade brasileira”, afirma o assessor em Acordos Internacionais da SRI, Marcos Góes.

Em média, todos os acordos foram firmados em um prazo de 61 dias, evidenciando uma maior eficiência da SRI de 8,32% em relação ao ano anterior, no qual os acordos eram firmados em média em um prazo de 66 dias. 

Para a secretária de Relações Internacionais, Laís Thomaz, esta redução no tempo do processo é uma conquista  alcançada pela atual gestão. Para otimizar a tramitação de acordos, a fim de mitigar a burocracia que envolve os processos de internacionalização acadêmica, a SRI busca facilitar o acesso do proponente aos trâmites processuais, ao máximo. “A incorporação do Parecer Referencial e da disponibilização das minutas e do “Passo-a-passo” no nosso site, faz com que o proponente da parceria já tenha ciência de todos os procedimentos que devem ser tomados, antes de abrir o processo. Dessa forma, ele estará mais preparado e terá todos os documentos necessários, tornando o processo mais ágil”, afirma.

As unidades da UFG com maior número de propostas foram Faculdade de Direito (FD), com 4 acordos firmados; Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), também com 4 acordos; Escola de Agronomia, com 3 acordos; Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, também com 3 acordos; Instituto de Informática, com 2 acordos e Faculdade de Educação, com 1 acordo firmado.

Em relação a 2022, a SRI conseguiu superar a quantidade anual de parcerias firmadas em 36,5%. Para 2024, a Secretaria de Relações Internacionais tem como principal objetivo descentralizar a distribuição de parcerias internacionais da UFG, que, no momento, se concentram na Europa. O foco é fomentar a participação de universidades latino-americanas, bem como, firmar os primeiros acordos com instituições da Oceania.

Categorias: Notícias Noticias