
Rede de Pesquisa da UFG participa de evento na Universidade de Barcelona
Rede de pesquisa da UFG foi co-organizadora de evento na Universidade de Barcelona.
A Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA), vinculada à Secretaria de Relações internacionais(SRI) da UFG , foi co-organizadora do 28º Seminário Acadêmico Internacional da Associação de Pesquisadores/as e Estudantes Brasileiros/as na Catalunha (APEC), realizado na Universidade de Barcelona de 13 a 16 de novembro de 2024, na Cidade de Barcelona, Espanha.
O Seminário Acadêmico Internacional APEC-Barcelona, com tradição de quase trinta anos, recebeu 300 inscrições de trabalhos, distribuídos em mais de 50 Grupos de Trabalhos (GT´s) de diferentes temáticas, reunindo professores/as e alunos/as de graduação e pós-graduação de universidades da Espanha, Portugal, Brasil e de outros países da América Latina.
A cerimônia de abertura foi conduzida pela profa. Dra. Rita de Cássia de Oliveira Reis, Coordenadora Geral da REIA/SRI-UFG. Alexandra Nogueira da Silva, Diretora de Mobilidade Internacional da Secretaria de Relações Internacionais, foi reconhecida na cerimônia de abertura como representante da Universidade Federal de Goiás. A mesa de abertura foi composta pelo Dr. Ricardo Piqueras Céspedes, Decano da Faculdade de Geografia e História, da Universitat de Barcelona, pelo Ministro Marcus Rector Toledo Silva, Cônsul-Geral Adjunto do Consulado Geral do Brasil em Barcelona, pela Dra. Andreia Moroni, Coordenadora Geral, Instituto Guimarães Rosa de Barcelona e da Me. Vivian Campos, Presidente da APEC 2023/2024, doutoranda na Universitat de Barcelona. Durante o evento, professores/pesquisadores das principais universidades goianas, membros REIA, participaram da coordenação de um GT e da composição da Mesa Temática REIA.
A UFG, como co-organizadora , também foi representada pela professora Rita Oliveira Reis, na mesa de encerramento, na qual fez os agradecimentos ao apoio da FUNAPE e da SRI, que possibilitaram a presença das professoras da UFG e da UFJ, e da diretora de mobilidade da SRI no evento.
REIA/SRI COORDENA MESA TEMÁTICA NO 28º SEMINÁRIO APEC, NA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (UB)
A REIA/SRI realizou a Mesa Temática intitulada “Redes de pesquisa, divulgação e internacionalização científica: experiências e conexões entre Brasil-Espanha e América Latina”, no 28º Seminário Acadêmico Internacional da APEC -Barcelona, que ocorreu na Faculdade de Geografia e História - Universidade de Barcelona (UB). A mesa foi coordenada pela professora Drª Rita de Cássia de Oliveira Reis, coordenadora geral da REIA, que realizou uma apresentação intitulada “Pesquisa e Divulgação do Conhecimento em Rede: Conexões com Península Ibérica e América Latina no contexto de Internacionalização da Universidade Federal de Goiás(UFG)”. A mesa foi composta por outros três membros da Rede: Drª Renata Cristina de Sousa Nascimento (UEG/ PUC-Go/ UFJ/ NEMED), representante
brasileira e membro efetivo do Comité Internacional de Expertos do Camiño de Santiago (Xunta de Galícia), com apresentação do trabalho “Redes e pesquisas sobre a popularização do Caminho de Santiago no Brasil”; Dr Fernando Lobo Lemes (TECCER/UEG), cujo título da apresentação foi “Rede de Estudos sobre as Independências Ibero-Americanas - A curva de um destino: tensões, convivências e a primeira experiência liberal no século XIX. O Caso de Goiás (1790-1931)” e pela Esp.Alexandra Nogueira da Silva, diretora de Mobilidade Internacional da SRI/UFG, que realizou uma apresentação sobre “Internacionalização e Mobilidade Acadêmica”.
Os trabalhos apresentados despertaram interesse no público presente, composto por mestrandos, doutorandos, e pós-doutorandos, bem como por representantes de universidades e do Consulado do Brasil em Barcelona. A participação no Seminário APEC, com tradição de quase trinta anos, foi uma importante oportunidade de divulgação das atividades e das pesquisas realizadas pela REIA/SRI -UFG, além de ter sido um lugar de diálogo e intercâmbio de ideias e possibilidades de realização de parcerias para projetos futuros de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica.