
UFG e Embaixada da China celebram êxito da cooperação acadêmica e cultural
Encontro celebrou a longa e bem-sucedida trajetória de cooperação entre a Universidade e instituições chinesas
A UFG recebeu, nesta quinta-feira (26/6), a visita do Ministro Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, acompanhado do Segundo Secretário, Zhang Delong. O encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, celebrou a longa e bem-sucedida trajetória de cooperação entre a Universidade e instituições chinesas.
A visita foi precedida por uma palestra do diplomata na sede da Associação dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, organizada pelo instituto Inova e Desenvolve Brasil, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais da UFG. Na ocasião, foi destacado os pilares do desenvolvimento chinês e sua ênfase no bem-estar das pessoas e o potencial da parceria Brasil-China diante dos desafios e oportunidades do século XXI.
Durante o encontro, o embaixador expressou entusiasmo por estar pela primeira vez em Goiânia e destacou: “É uma alegria visitar este belo campus. Sempre que puder ser útil à cooperação na área da educação, estarei à disposição para colaborar e contribuir com a divulgação do meu país”, disse Chen.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ressaltou a relevância e os resultados concretos da parceria entre a Universidade e a China. “Temos um êxito relevante de aproximação e colaboração, especialmente em áreas como formação de enfermeiros, agricultura e, claro, o Instituto Confúcio, que cumpre um papel fundamental nesse intercâmbio cultural e educacional”, afirmou.
Na reunião, os presentes apresentaram exemplos concretos da colaboração entre a Universidade e instituições chinesas, que abrangem desde a promoção da Medicina Tradicional Chinesa em espaços acadêmicos e comunitários até o desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas à agricultura familiar. As discussões também evidenciaram a relevância de compreender a história, a cultura e a estrutura política da China como base para uma cooperação respeitosa e duradoura.
Estiveram presentes a presidente da Adufg, Geovana Reis; o presidente do Instituto Inova e Desenvolve Brasil, Fábio Tokarski; a secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Faria; a diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Flávia de Oliveira; o professor da Escola de Engenharia Mecânica, Sigeo Kitatani; os diretores do Instituto Confúcio na UFG, Francisco Figueiredo (brasileiro) e Lyu Junchao (chinês); a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Nathália Aredes e a coordenadora clínica do Instituto Confúcio, Michele Oliveira.
Fonte: Reitoria Digital