Professor Malcom e Professora Carmem

UFG sedia congresso internacional e anuncia criação de Laboratório de Linguística Forense

On 09/18/25 13:58 . Updated at 09/19/25 08:33 .

O evento reuniu pesquisadores nacionais e internacionais nas áreas de linguagens, discurso e questões de ordem jurídica

Nos dias 10 e 11 de setembro, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou o I Congresso Internacional de Linguística Forense, a IV Jornada Discurso, Cultura e Ensino e a III Jornada de Linguística Jurídica.

Os eventos foram organizados pelos grupos de estudo e pesquisa Discurso, Cultura e Ensino (DICE), da UFG, e Leitura e Produção de Discursos (GPLPD), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC). A programação reuniu professores de graduação e pós-graduação, líderes de grupos de pesquisa, pesquisadores e estudantes, promovendo reflexões sobre o tema e suas interfaces com discurso, cultura, ensino e questões jurídicas.

A iniciativa contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras (PPGLL/FL), representado na ocasião pelo vice-coordenador Sinval Martins de Souza Filho. Também estiveram presentes o pró-reitor Israel Elias Trindade, representando a Reitoria da UFG, e a professora Maria Cristina Ferreira, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

A organização esteve a cargo da Dra. Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira (UFG), Dra. Clarice Assalim (FDSBC), Dr. Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLA), Ma. Suzete Almeida de Bessa (UFG), Me. Wéber Félix de Oliveira (UFRJ) e Roberta Frabetti Campos Lima (FDSBC), com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).

A comissão técnica contou com a participação do Dr. Eduardo Gonçalves Rocha (UFG), Dr. Mario Alexandre Gazziro (UFABC), Dra. Marilucia Pereira do Lago (UFG), Dr. Rui Sousa Silva (Universidade do Porto), Dra. Carmen Caldas-Coulthard (UFSC), Dr. Malcolm Coulthard (Aston University/UFSC), Dra. Márcia Pituba (PUC/SP), Dra. Maria Alejandra Vitale (UBA), Dra. Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto (Universidade Nova de Lisboa) e Dr. Jarbas Vargas Nascimento (PUC/SP). O evento também contou com a colaboração do coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFG, professor Flávio Pereira Camargo.

Além de dar visibilidade à Linguística Forense, à pesquisa em rede e à internacionalização, a ação anunciou a criação do Laboratório de Linguística Forense e Tecnologias na UFG, idealizado pelas professoras Rosângela Carreira (FL/UFG) e Marilúcia Lago (FE/UFG), em colaboração com a professora Clarice Assalim (FDSBC).

As atividades reforçam a posição da UFG como espaço de diálogo sobre linguagem, tecnologia e sociedade, com impacto tanto acadêmico quanto prático.

O congresso e as jornadas foram divididos em duas fases: a primeira ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro, na Faculdade de Letras da UFG, em Goiânia, e a segunda será realizada em 4 de outubro, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP).

 

Categories: Notícias Noticias Evento eventos