SIMPÓSIO 58: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS

Em 17/10/12 11:49. Atualizada em 06/11/12 08:48.

 

                                                                                             Universidade Federal de Goiás
 

IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Neste simpósio, pretendemos reunir pesquisadores e professores de português que desenvolvem estudos e reflexões sobre a prática de ensino de português, em contextos de interculturalidade, no âmbito da lusofonia. No século XXI, vivemos em um momento que pode ser denominado genericamente de Paradigma das Políticas de Diversidade. Em todas as esferas sociodiscursivas, a diversidade é reconhecida, valorizada e exaltada. Apesar disso, as línguas minorizadas continuam desaparecendo e as comunidades minorizadas continuam relegadas à margem dos direitos humanos mínimos e inalienáveis. As políticas linguísticas e de letramento, com suas práticas de ensino ancoradas na interculturalidade e na sustentabilidade linguística e cultural, por meio da educação escolar bilíngue, não têm conseguido evitar o deslocamento e a morte das línguas e das cultuas que se encontram em contato com línguas majoritárias em contextos de construção hegemônica de sociedades integradas economicamente. Nesse sentido, nosso objetivo, no momento, é refletir sobre as práticas de ensino de Português como L1, L2, L3 ou LE. Para tanto, intentamos reunir professores e pesquisadores preocupados com o ensino de português em contextos interculturais, como os estudos sobre os usos e as práticas de ensino de português em territórios lusófonos resultantes de processos de colonização, em territórios fora da lusofonia, como LE, e em comunidades minorizadas, como as indígenas, as quilombolas e as remanescentes dos processos de imigração ocorridos no final do século XIX e início do século XX, nas américas.