Programa ALFA Trall realiza atividades em Goiânia
UFG é a única universidade representante do Brasil no encontro entre instituições de ensino superior.
Centro Cultural recebe o encontro Alfa Trall
O encontro Alfa Trall III (Transatlantic Lifelong Learning: Rebalancing Relations) ocorreu de 15 a 18 de outubro na Universidade Federal de Goiás, que é a única universidade brasileira participante do projeto.
Com o tema “Créditos e Competências – Garantia de qualidade”, o seminário do segundo dia trouxe o painel “Experiências no sistema formativo de créditos no ensino superior”. A apresentação contou com a participação de Ruud Duvekot (Inholland University), da Holanda, Natalia Coppola (Universidad de Buenos Aires), da Argentina e Pamela Ibarra (Universidad de la Frontera, do Chile.
Os participantes do painel trouxeram informações e experiências já realizadas no seu país de origem, compartilhando com os demais presentes aquilo que já deu certo e o que ainda pretende-se aplicar.
Natalia Coppola, ressaltou as mudanças ocorridas na educação do país após a crise de 2001. Segundo Coppola, “a Argentina entrou numa crise não só econômica, mas social e cultural”, o que desarticulou o sistema educativo, gerando desigualdades nos resultados de aprendizagem.
ALFA é um programa de cooperação entre instituições de ensino superior. Os encontros ALFA Trall pretendem dar suporte às instituições latino-americanas para estabelecer uma política de aprendizagem ao longo da vida nos domínios público e privados. O Alfa Trall é coordenado pela Universidade de Bolonha, da Itália.
As atividades aconteceram no Centro Cultural da UFG e reuniram representantes de países da América Latina (Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e Europa (Itália, Espanha, Portugal, França, Holanda).
O projeto ALFA Trall teve início em janeiro de 2011 e deve durar 36 meses, finalizando as atividades em janeiro de 2014. Cada encontro é realizado em uma universidade membro diferente, num país diferente. No Brasil, os responsáveis pelo evento são os professores Ofir Bergemann de Aguiar (CAI) e Anselmo Pessoa Neto (PROEC).
Fonte: ASCOM