bolsa_franca.html

Em 23/12/11 00:04.

Bolsas para a França

Acesso gratuito ao ensino superior

A maioria das universidades na França é pública, ou seja, não há cobrança de mensalidades. A maior parte da manutenção dos custos de cada estudante no ensino superior (cerca de 7.000 Euros por ano) é paga pelo governo, que cobra apenas as taxas administrativas e de seguro social dos alunos, que ficam entre 300 e 500 euros por ano.

Além disso, durante o período de estudos, o estudante estrangeiro tem autorização para trabalhar até 17h30m semanais e tem a possibilidade de solicitar um auxílio-moradia, que pode ser concedido quando a permanência no país for superior a quatro meses.

As eventuais bolsas de estudos ou de estágios do governo francês são reservadas à formação de especialistas brasileiros no âmbito dos programas prioritários da cooperação franco-brasileira, definidos conjuntamente, a cada ano, com as autoridades federais. Atualmente, esses programas abrangem as seguintes áreas:

ensino de francês: cerca de 70 bolsas por ano destinadas a professores de francês para reciclagem ou especialização durante um período de 15 a 30 dias na França. As informações são encaminhadas à Associação dos Professores de Francês de cada estado, que as divulgam para seus associados;


licenciatura em letras-francês: 40 bolsas destinadas a jovens de 18 a 30 anos, que estejam cursando a partir do 4° semestre de licenciatura em francês, para conhecer uma região da França. A viagem tem a duração de 15 dias. As informações são encaminhadas aos Departamentos de Letras, que as divulgam aos alunos de francês.
"Bourses d´Excellence Eiffel" para três áreas de estudos:

Direito/Ciências
Políticas/Administração
Economia/Gestão e Ciências da Engenharia.
www.egide.asso.fr/fr/programmes/eiffel

Neste caso, são os estabelecimentos superiores franceses (universidades e grandes escolas) que pré-selecionam e apresentam as candidaturas de seus melhores estudantes estrangeiros ou futuros inscritos.

ESN (Escola Normal Superior) - www.ens.fr/international

Anualmente no mês de setembro uma Seção Internacional de estudos destinada tanto a estudantes das áreas de Letras e Ciências Humanas quanto das áreas científicas. Durante os três anos de escolaridade, os estudantes da Seção Internacional da ENS recebem uma bolsa mensal de 1000 euros e têm os mesmos direitos que os alunos da ENS, inclusive o de se candidatar a um auxílio à pesquisa que financie a preparação de uma tese durante uma eventual prorrogação da escolaridade.

CAPES-COFECUB

Apoia projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de Ensino Superior da França e do Brasil que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado, doutorado sanduíche, doutorado em co-tutela), bem como o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

O programa oferece como benefícios passagens aéreas internacionais para brasileiros em missão na França, diárias para franceses em missão de trabalho no Brasil, bolsas para brasileiros em missão de estudos na França, nos termos das normas vigentes da CAPES, custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (até o valor máximo de R$ 5.000,00). O projeto pode durar dois anos e ser prorrogado pelo mesmo período.
Calendário do programa:

- De janeiro a 31 de maio - Divulgação do programa, apresentação das propostas novas e pedidos de prorrogações à CAPES e ao COFECUB
- De junho a agosto - Análise e avaliação
- Setembro - Análise conjunta dos projetos e divulgação dos resultados
- Janeiro - início das atividades dos projetos e liberação dos recursos (anual).

Brafitec

Projeto que tem por objetivo fomentar projetos de cooperação bilateral visando parcerias universitárias na área de engenharia, através do intercâmbio de estudantes de graduação nos dois sentidos e de iniciativas sobre a assemelhação de estrutura e conteúdos curriculares, e metodologias de ensino nos dois países. Tem a duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Oferece como benefício bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros nos termos vigentes na CAPES, passagens aéreas internacionais e diárias para docentes em missão na França e custeio de atividades correntes para a equipe brasileira até o valor máximo de 5% do montante do projeto.

A data para apresentação deste tipo de projeto na Capes vai de 15 de julho a 15 de outubro.

Fonte : www.universiabrasil.net

Outras informações podem ser acessadas no site: www.cendotec.org.br