
EDITAL SRI Nº 17/23 - MOBILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO AUGM
Programa Escala de Estudantes de Pós-Graduação AUGM
Resultado Preliminar publicado!
Programa Escala de Estudantes de Pós-Graduação AUGM
Resultado Preliminar publicado!
Inscrições até 17 de agosto!
Inscrições de 02/08/23 a 12/08/23. Leia o edital e prepare seus documentos com antecedência para garantir sua vaga!
Resultado Final do Processo Seletivo Publicado.
Inscrições até 08 de agosto!
Resultado Final Publicado
Universidade está na Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional
Laís Thomaz representa Instituição em delegação federal na Noruega, Finlândia e Países Baixos
Angelita Pereira integra delegação de universidades convidadas para reunião sobre meio ambiente
Laís Thomaz foi convidada pelo MCTI a representar o País na Cúpula de Mulheres Cientistas
Marcos Linhares Goes defendeu a tese no dia 27/06
Em termos mundiais, UFG está na mesma posição da Universidade de Coimbra e Universidade do Chile
Ignacio Ybáñez avalia conferência realizada pela UFG como muito importante
Ranking Latin America Top 10.000 Scientists
Consórcio de universidades busca realizar pesquisas conjuntas sobre o panorama dos Direitos Humanos
O curso é resultado de parceria entre UNESP-Araraquara e UFG
Pesquisadores brasileiros podem ser co-candidatos de pesquisadores do Reino Unido
Serão disponibilizados bolsas para os selecionados
Cursos oferecidos abrangem diversas áreas do conhecimento e serão ministrados de forma online e/ou híbrida
Parceria da Fundação com a instituição espanhola terá intercâmbio de cátedra, pós-doutorado e doutorado-sanduíche
Foco em estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, população do campo e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
Site é uma iniciativa do Ministério Federal de Educação, Ciência e Pesquisa e da Agência Austríaca para Educação e Internacionalização
Oportunidade na Alemanha é voltada para pesquisadores brasileiros
Serão concedidas até 50 bolsas para potenciais líderes de diversos países, incluindo o Brasil
O 13º Workshop "Empresa, Empresários e Sociedade" é promovido pela rede de pesquisadores do mesmo nome, que existe e se reúne desde 1998. Esta rede é formada por pesquisadores das mais diversas áreas das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas, principalmente economistas, cientistas políticos, sociólogos e antropólogos, mas também aberta a pesquisadores de áreas correlatas como administração, história, relações internacionais, entre outras.
O objetivo geral do evento, que se realiza bianualmente há 25 anos, é promover e compartilhar a pesquisa sobre o universo empresarial, no Brasil e no mundo, a partir de uma perspectiva multidisciplinar que englobe e incorpore as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas sobre o fenômeno de interesse.
Este ano a edição será na Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia-GO!
O(a) proponente para apresentação de trabalho deve ter, no mínimo, o título de mestre(a). Esta regra se aplica, igualmente, a autores(as) e coautores(as).
O evento é promissor quanto à contribuição que pode oferecer para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do país, com impacto potencial significativo para as áreas de conhecimento envolvidas.
O encontro é estruturado em torno de quatro eixos temáticos, a saber:
Eixo 1: Inovação empresarial, tecnologia e desenvolvimento econômico
O primeiro eixo recebe propostas ligadas, sobretudo, à área da economia, bem como de áreas correlatas que focalizam o papel das empresas na promoção do desenvolvimento, da tecnologia e da inovação. A ideia aqui é refletir, do ponto de vista teórico e empírico, sobre o papel desempenhado nesse campo por empresas e associações empresariais de todos os setores econômicos (agronegócio, indústria e serviços), de todos os portes (micro, pequeno, médio e grande), com predominância de capital estrangeiro ou nacional, seja ele estatal ou privado.
Eixo 2: Empresariado, política e democracia
O segundo eixo acolhe pesquisas relativas, principalmente, à área da ciência política. Neste eixo, o propósito é tratar sobre a ação política empresarial junto aos diversos poderes do estado (legislativo, executivo e judiciário), seja no plano interno, nos diversos níveis federativos (municípios, estados e União), seja no plano externo, junto a órgãos públicos de outros países ou de organizações internacionais de nível regional (por exemplo: Mercosul e União Europeia) ou global (por exemplo: órgãos ligados à ONU como a OMC). A ação política empresarial abordada neste eixo pode assumir diversas formas, tais como o lobbying, o financiamento de campanhas eleitorais, a participação direta em consultas públicas e conselhos de políticas específicas, o fenômeno das "portas giratórias" entre os setores público e privado, dentre outras.
Eixo 3: Sociologia e antropologia da ação empresarial: empresas, sociedade, cultura e valores
O terceiro eixo abrange trabalhos vinculados, prioritariamente, às área da sociologia e da antropologia. Busca-se, neste eixo, analisar a mútua interação entre as empresas e seus administradores com os mais diversos grupos sociais, tais como trabalhadores, fornecedores, consumidores, movimentos sociais e os mais diversos grupos de "stakeholders", inclusive comunidades afetadas pela presença ou ausência de iniciativas de responsabilidade corporativa social e ambiental. Busca-se, também, a reflexão sobre a cultura do universo empresarial, refletida por meio de identidades, comportamentos e valores cultivados pelos empreendedores e por trabalhadores a eles associados nas mais diversas iniciativas econômicas.
Eixo 4: As empresas e as Relações Internacionais
O quarto eixo abarca investigações referentes, sobretudo, à área de relações internacionais. Aqui se prioriza a reflexão sobre o papel dos interesses empresariais na moldagem da política comercial e externa do Brasil e de outros países, caso a caso ou em perspectiva comparada. Englobam-se, também, estudos que tratem da interação do empresariado com organizações internacionais; do efeito de questões transfronteiriças sobre a prática empresarial (por exemplo: questões sanitárias, ambientais, migratórias etc.); do impacto de conflitos internacionais sobre a atividade econômica doméstica em diferentes países ou regiões do globo (por exemplo: guerra Rússia x Ucrânia, confronto EUA X China etc.); da importância do Brasil e de outros países como fonte ou destino de investimentos estrangeiros; e toda a vasta gama de assuntos correlatos.
Ao possibilitar o debate multidisciplinar sobre um objeto bem delimitado – o universo empresarial e suas interações com a economia, a política, a sociedade, a cultura e o sistema internacional – o evento proporciona uma oportunidade importante e valiosa para o acúmulo do conhecimento científico sobre uma temática extremamente relevante.
Esta oportunidade torna-se ainda mais promissora tendo-se em vista a diversidade institucional, regional e disciplinar da rede promotora do evento, e levando-se em conta também que a chamada de trabalhos será pública e aberta, o que favorece a diversidade teórico-metodológica e a qualidade das contribuições a serem recebidas.
Por fim, o encontro geralmente recebe convidados estrangeiros que se destacam nesta área de pesquisas, muitas vezes para as palestras de abertura e fechamento do evento. Esse intercâmbio representa mais uma oportunidade para o desenvolvimento científico do país, por meio da internacionalização.
Formulário para submissão de propostas disponível em: bit.ly/13wees2023
DATAS (adicionar no Google Agenda)
Fim do prazo para submissão de propostas - 26/06/2023 03/08/2023
Divulgação das propostas selecionadas - 10/07/2023 13/08/2023 Acesse a Programação dos trabalhos selecionados
Fim do prazo para envio dos trabalhos completos - 01/09/2023 15/09/2023
Realização do evento em Goiânia 04-06/10/2023
E-mail para dúvidas: wees.ufg@gmail.br
Comitê Científico
Eduardo Rodrigues Gomes (UFF)
Janina Onuki (USP)
Paulo Roberto Neves Costa (UFPR)
Wagner Pralon Mancuso (USP)
Karina Mariano (Unesp)
Roberto Gourlart Menezes (UnB)
Comissão Organizadora
Laís Forti Thomaz (UFG) - Coordenadora
Cristiano Fonseca Monteiro (UFF)
Robert Bonifácio da Silva (UFG)
Marcos Severo (UFG)
Aletheia Cruz (UFG)
Jessica Traguetto (UFG)
Rafael Bittencourt (UFG)
Apoio Técnico
Juliana Queiroz (UFG)
Mateus Alves (UFG)
O 1º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa tem como objectivo reunir especialistas do Português e do Chinês, para realizarem, numa perspectiva descritiva ou comparada, apresentação e intercâmbio de resultados da sua investigação, nomeadamente nas áreas de Linguística, Literatura, Cultura, Didáctica e Tradução.
Pretende-se assim proporcionar a especialistas destas duas línguas uma plataforma de intercâmbio em que podem partilhar e debater as suas ideias e resultados académicos. Além disso, através de promover o intercâmbio e cooperação de investigação científica entre diferentes instituições internacionais, será dinamizado o papel privilegiado da Universidade de Macau nos Estudos Portugueses, nos Estudos Chineses e nos diálogos culturais entre Portugal e o Oriente, entre outras áreas relevantes.
No Fórum, será realizado um debate, análise e intercâmbio sob os seguintes tópicos:
Esta chamada de trabalhos é aberta aos membros da “Aliança Bibliotecária Académica para Recursos em Língua Portuguesa entre a Região Administrativa Especial de Macau e o Interior da China” e da “Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau (China) e os Países de Língua Portuguesa”, os quais são instituições de ensino superior do Interior da China ou são provenientes dos Países de Língua Portuguesa.
As línguas de trabalho do Fórum serão o Português e o Chinês, devendo os artigos ser elaborados numa destas duas línguas (relativamente ao Chinês, os autores poderão escolher entre o Chinês Simplificado ou o Chinês Tradicional). A apresentação pública no Fórum dos artigos aceites, com a duração de 20 minutos seguidos de 10 minutos de discussão, deverá ser realizada em Português ou em Chinês.
Envio de resumos e datas importantes:
Os resumos, com a extensão aproximada de 1 página A4 (com a possibilidade de uma página adicional para imagens, gráficos, quadros e referências bibliográficas, se for necessário), devem ser enviados através deste link. Todos os artigos aceites para comunicação no Fórum serão posteriormente publicados num volume de actas.